Província da Argentina recebeu Boeing 737-300 Fireliner. O primeiro Boeing 737 “bombeiro” da América do Sul, pousou na semana passada no Aeroporto de Santiago del Estero (SNE/ANE), Argentina. O avião foi comprado da empresa canadense Coulson Aviation pelo governo da Província de Santiago del Estero, para combater os frequentes incêndios florestais que assolam a região.
O B737-300, futura matrícula argentina LQ-KJZ, pousou no final da tarde de 22/12 em Santiago del Estero, finalizando o voo de translado iniciado dois dias antes em Port Alberni, no Canadá, com escalas técnicas em Salt Lake City, Fort Lauderdale, ambas nos EUA, e Letícia, na Colômbia. Ostentando as marcas do seu novo operador sul-americano e a matrícula provisória norte-americana (N601WN), o avião foi recebido pelas autoridades e bombeiros locais em uma pequena cerimônia.
Fabricado no início de 1995, o Boeing 737-300, número de construção 27695, foi originalmente produzido na configuração passageiros para a empresa Southwest Airlines. Em setembro de 2022 a Coulson, empresa especializada em combate aéreo de incêndios, comprou o avião e o modificou para o padrão que chama de “FireLiner”.
Entre as principais modificações realizadas no Boeing 737 Fireliner pela Coulson Canadá, está a instalação de dois tanques e bombas do sistema automático de lançamento de líquido retardante RADS (Retardant Aerial Delivery System), cuja capacidade total é de 15.000 litros.
Comprado por US$ 15 milhões, o Fireliner ficará baseado no Aeroporto de Termas de Río Hondo, que já recebeu a infraestrutura necessária para sua operação, que inclui um sistema de reabastecimento dos tanques do RADS. Santiago del Estero prevê que seu 737 pode ser contratado por outras províncias para combate à incêndios, de acordo com as necessidades.
A província argentina espera que em até dois meses o 737-300 esteja totalmente operacional após cumprir todos os requisitos de nacionalização e certificação. Santiago del Estero ainda possui um monomotor Airtractor 802 para combate à incêndios.
Fonte: Governo de Santiago del Estero
@FFO