Protótipo do UCAV S-70 é abatido pela Rússia perto de Kostiantynivka — Ucrânia. Num incidente ainda não esclarecido, aparentemente um Su-57 Felon da das Forças Aerospaciais da Federação Russa (RuAF — Russian Air Force) abateu um dos protótipo do Sukhoi S-70 Okhotnik-B (Hunter). A aeronave caiu próximo à cidade de Kostiantynivka — Ucrânia.
Os destroços causaram danos a algumas propriedades. Mas qual o motivo dos próprios russos abaterem sua aeronave num típico “blue on blue” (fogo amigo)? As alegações no X e no Telegram por contas russas e ucranianas giram em torno de uma “perda de controle” do UCAV (Unmanned Combat Aerial Vehicle), levando à decisão de derrubá-lo. Eles estaria voando como Loyal Wingman (ala leal) do Su-57? Provável. Mas os detalhes disto e o porquê estava na fronteira ucraniana ainda são desconhecidos.
Não houve nenhuma palavra oficial do Ministério da Defesa Russo (MoD russo). Informações não oficiais também mencionaram que esta não era a variante de produção final do S-70.
Vários vídeos circulam nas redes sociais com imagens das duas aeronaves voando alto. Em dado momento é visível que o caça lança um míssil ar-ar que acerta em cheio S-70, que “despenca” do ar colidindo com o solo.
O S-70 Okhotnik (hunter = caçador) é um dos desenvolvimentos militares mais valiosos da indústria de defesa russa. Até o momento, dois protótipos funcionais foram desenvolvidos. Ele voou pela primeira vez em 19 e agosto de 2019. O Okhotnik é o primeiro drone fabricado na Rússia com baixa assinatura radar (stealth), usando muitos dos recursos do Su-57. Ele foi projetado para voar independentemente ou como ala leal do Felon. Além de missões de reconhecimento, ele pode efetuar missões de ataque.
O UCAV conduziu seu primeiro teste real com armas ao lançar bombas não guiadas em um alvo no campo de treinamento de Ashuluk, perto do Mar Cáspio, em janeiro de 2021. Em 28 de maio de 2022, a RIA Novosti relatou novamente uma “série de testes” de disparo do míssil de cruzeiro Kh-59MK2.
@CAS