• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Protótipo do quadrimotor russo Il-96-400M voou pela primeira vez

2 de novembro de 2023
Il-96-400M russo realizou seu primeiro voo (Foto: TASS).
Il-Protótipo do quadrimotor russo Il-96-400M voou pela primeira vez (Foto: TASS).

Protótipo do quadrimotor russo Il-96-400M voou pela primeira vez. A fabricante de aeronaves russa UAC – United Aircraft Corporation, anunciou que o protótipo do seu novo avião de longo alcance Il-96-400M voou pela primeira vez ontem (01/11). A aeronave é uma aposta da indústria nacional para contornar as sansões internacionais após a invasão da Ucrânia.

Il-96-400M (Foto: UAC).
Il-96-400M (Foto: UAC).

O protótipo do Il-96-400M, matrícula RA-96115, decolou do Aeródromo de Voronezh, tendo realizado um voo bem sucedido de 26 minutos, no qual atingiu uma altitude de 2.000 metros e uma velocidade máxima de 390 km/h, informou o comunicado da UAC.

Il-96-400M (Foto: Redes Sociais).
Il-96-400M (Foto: Redes Sociais).

O projeto do Il-96-400M é um desenvolvimento da família de jatos quadrimotores de longo alcance iniciado com o projeto soviético do Il-86 dos anos 1980. Derivado do Il-96-300 (utilizados pelas Forças Armadas e Governo), a versão modernizada -400M é operada por apenas dois tripulantes, eliminando os postos de “Engenheiro de Voo” e “Navegador”, presentes nas versões anteriores. Esta evolução foi alcançada com a introdução de novos equipamentos de navegação produzidos pela indústria aeronáutica russa.

Il-96-400M (Foto: Redes Sociais).
Il-96-400M (Foto: Redes Sociais).

A montagem do protótipo começou em 2020, e seu primeiro voo estava originalmente previsto para 2021, entretanto foi adiado pela falta de interesse pela aeronave. Com as sanções internacionais impostas à Rússia depois da invasão da Ucrânia, o projeto do Il-96-400M foi retomado com o objetivo de suprir o mercado nacional de aeronaves de longo alcance.

Il-96-400M (Foto: UAC).
Il-96-400M (Foto: UAC).

Equipado com motores PS-90A1, o Il-96-400M tem uma fuselagem aumentada em 9,35 metros, em relação ao Il-96-400, e uma capacidade para transportar até 370 passageiros. A intenção da indústria russa é que o Il-96-400M seja uma opção para as companhias aéreas nacionais, concorrendo no mercado de aeronaves como os ocidentais Airbus A330/A350 e Boeing 777/787.

Il-96-400M (Foto: UAC).
Il-96-400M (Foto: UAC).

O Il-96-400M se junta ao portfólio de aeronaves comerciais da UAC, que consiste ainda no MC-21, SJ-100 e Tu-214. Cabe lembrar que o Il-96-400M foi cogitado para ser convertido no futuro Posto de Comando e Controle Aerotransportado da Força Aeroespacial Russa (saiba mais aqui).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login