Protótipo do Leonardo M346 LFFA recebeu nova camuflagem. O protótipo do Leonardo M346 LFFA (Light Family Fighter Attack) fez seu primeiro voo com um novo esquema de camuflagem em tons de cinza e marrom. A aeronave, matrícula de testes CPX625, foi fotografada em 05 de novembro no Aeroporto de Venegoto (QVA/LILN), noroeste da Itália, onde está situada a fábrica da Leonardo.
Apesar de ser o primeiro protótipo da versão LFFA, o CPX625 realizou o seu voo inaugural em 13 de julho de 2020, porém sem pintura, apenas em primer. O LFFA é uma nova versão do treinador avançado Leonardo M346, sendo uma evolução da versão FT (Fighter Trainer) e da versão FA (Fighter Attack), projetada para atender à crescente demanda das forçãs aéreas por esses vetores multifunções.
O M346 LFFA foi desenvolvido para manter a capacidade básica AJT (Advanced Jet Trainer), atualmente em operação nas forças aéreas da Itália, Israel, Polônia e Singapura, incorporando novos recursos e uma fuselagem mais robusta. Entre os novos componentes do LFFA estão um sistema datalink tático, radar Leonardo Grifo-M-346 multi-modo, sistema IFF (Identificação de Amigo ou Inimigo – Identification Friend or Foe), Subsistema de Auxílio Defensivo (DASS), entre outros.
Além disso, o LFFA possui sete hardpoints para armamentos, sendo dois em cada ponta de asa, que podem ser equipados com dois mísseis ar-ar, mantendo – ao mesmo tempo – a capacidade de dupla função e todo o Sistema de Treinamento Integrado extremamente avançado.
Esta nova versão está equipada com aviônicos atualizados, que aliados ao seu novo radar, poderá voar missões de ataque, defesa e policiamento aéreo, além de prestar apoio aéreo aproximado para operações de recuperação de pessoal, busca e resgate de combate (C-SAR) e missões de reconhecimento.
@FFO