Protótipo do jato turco Hurjet apresentado para Força Aérea Espanhola. O protótipo do jato de treinamento supersônico turco TAI Hurjet, recentemente esteve na Base Aérea de Torrejón, nos arredores de Madrid, onde foi apresentado para Oficiais da Força Aérea e Espacial Espanhola, ou Ejército del Aire y del Espacio (EdAE).
Utilizando indicativo de chamada no rádio “TUAF 410”, o Hurjet matrícula 24-001, chegou em Torrejón no dia 28/07, procedente do Aeroporto de Tekirdag, na Turquia, com escalas em Belgrado, na Sérvia; Brescia na Itália; e Mont de Marsan, na França. O jato produzido pela empresa Turkish Aerospace Industries (TAI), foi acompanhado por um avião de transporte Airbus A400M Atlas da Força Aérea Turca.
O motivo desta inusitada visita em Torrejón teve origem durante a Feira internacional de Farnborough, recentemente encerrada no Reino Unido. Na ocasião, soube-se que o governo turco ofereceu para a Espanha um lote de 24 jatos de treinamento TAI Hurjet em troca de seis novos Airbus A400M.
A Força Aérea e Espacial Espanhola busca um substituto para sua envelhecida frota de treinamento CASA/Nortrop SF-5M Freedom Fighter. Assim, o TAI Hurjet se apresenta como mais um competidor, ao lado o americano Boeing T-7, sul-coreano KAI T-50 e italiano Leonardo M-346.
Lançado em 2017, o Hurjet é um jato de treinamento supersônico de nova geração que também pode ser empregado em missão de ataque leve. Seu primeiro voo aconteceu em 25 de abril de 2023, e em julho deste ano a TAI (também conhecida como TUSAS) anunciou que o Hurjet completou com sucesso sua 79ª surtida de testes, quando atingiu uma velocidade de Mach 0,9 e altitude de 30.000 pés.
Medindo 13,6 metros de comprimento, 9,5 m de largura e 5,1 m de altura, o supersônico Hurjet é equipado com um motor General Electric F4040-GE-102, o mesmo utilizado nos caças F/A-18 Hornet. O jato pode atingir velocidades de até Mach 1,4, tem um alcance de 2.200 km e teto de serviço máximo de 45.000 pés. Quando equipado para missão de combate, o Hurjet pode transportar até 2.720 kg de armas ar-superfície e ar-ar sob as asas.
O TAI Hurjet ainda está em fase de desenvolvimento, e tem a Turquia como único cliente, com uma encomenda de 16 aeronaves, incluindo quatro protótipos. Até a década de 2030, o Hurjet substituirá os antigos T-38M e NF-5A/B 2000 da Força Aérea Turca.
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