• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Protótipo do jato turco Hurjet apresentado para Força Aérea Espanhola

6 de agosto de 2024
Protótipo do jato turco Hurjet apresentado para Força Aérea Espanhola. Hurjet pousan em Torrejón (Foto: Ruben Galindo - via Aviation Corner).
Protótipo do jato turco Hurjet apresentado para Força Aérea Espanhola. Hurjet pousan em Torrejón (Foto: Ruben Galindo – via Aviation Corner).

Protótipo do jato turco Hurjet apresentado para Força Aérea Espanhola. O protótipo do jato de treinamento supersônico turco TAI Hurjet, recentemente esteve na Base Aérea de Torrejón, nos arredores de Madrid, onde foi apresentado para Oficiais da Força Aérea e Espacial Espanhola, ou Ejército del Aire y del Espacio (EdAE).

Utilizando indicativo de chamada no rádio “TUAF 410”, o Hurjet matrícula 24-001, chegou em Torrejón no dia 28/07, procedente do Aeroporto de Tekirdag, na Turquia, com escalas em Belgrado, na Sérvia; Brescia na Itália; e Mont de Marsan, na França. O jato produzido pela empresa Turkish Aerospace Industries (TAI), foi acompanhado por um avião de transporte Airbus A400M Atlas da Força Aérea Turca.

O motivo desta inusitada visita em Torrejón teve origem durante a Feira internacional de Farnborough, recentemente encerrada no Reino Unido. Na ocasião, soube-se que o governo turco ofereceu para a Espanha um lote de 24 jatos de treinamento TAI Hurjet em troca de seis novos Airbus A400M.

A Força Aérea e Espacial Espanhola busca um substituto para sua envelhecida frota de treinamento CASA/Nortrop SF-5M Freedom Fighter. Assim, o TAI Hurjet se apresenta como mais um competidor, ao lado o americano Boeing T-7, sul-coreano KAI T-50 e italiano Leonardo M-346.

Lançado em 2017, o Hurjet é um jato de treinamento supersônico de nova geração que também pode ser empregado em missão de ataque leve. Seu primeiro voo aconteceu em 25 de abril de 2023, e em julho deste ano a TAI (também conhecida como TUSAS) anunciou que o Hurjet completou com sucesso sua 79ª surtida de testes, quando atingiu uma velocidade de Mach 0,9 e altitude de 30.000 pés.

Medindo 13,6 metros de comprimento, 9,5 m de largura e 5,1 m de altura, o supersônico Hurjet é equipado com um motor General Electric F4040-GE-102, o mesmo utilizado nos caças F/A-18 Hornet. O jato pode atingir velocidades de até Mach 1,4, tem um alcance de 2.200 km e teto de serviço máximo de 45.000 pés. Quando equipado para missão de combate, o Hurjet pode transportar até 2.720 kg de armas ar-superfície e ar-ar sob as asas.

O TAI Hurjet ainda está em fase de desenvolvimento, e tem a Turquia como único cliente, com uma encomenda de 16 aeronaves, incluindo quatro protótipos. Até a década de 2030, o Hurjet substituirá os antigos T-38M e NF-5A/B 2000 da Força Aérea Turca.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login