O futuro avião de transporte militar russo, Ilyushin Il-112V, foi visto ostentando as marcas da Força Aeroespacial Russa (RF VKS), em Voronezh, sede da da VASO – Voronezh Aircraft Production Association, parte da estatal UAC – United Aircraft Corporation.
Matriculado RF-41400, 01yellow (c/n 01-01), ele foi o primeiro protótipo produzido, tendo voado pela primeira vez em 30 de março de 2019, e desde então está envolvido na campanha de testes de voos. Até o momento foram produzidos quatro protótipos, sendo que o c/n 01-02, foi construído apenas para os testes estáticos e de fadiga no Central Aerohydrodynamic Institute (TsAGI, Zhukovsky). Os demais, juntamente com “01-01”, estão envolvidos no programa de testes e desenvolvimento deste o ano passado.
Os dois primeiros Il-112V serão entregues para o Ministério da Defesa da Rússia até o final de 2021, e a partir de 2023 o ministério começará a receber aeronaves de produção. Quem informou esses dados foi o chefe do Ministério da Indústria e Comércio Russo, Denis Manturov, em visita às instalações da Voronezh Aircraft.
“Até o final do próximo ano, devemos transferir as duas primeiras aeronaves para testes do Ministério da Defesa, e esperamos começar a fornecer os primeiros aviões de produção a partir de 2023”, disse Manturov.
“Nossa máquina é moderna e tem um bom potencial de exportação. Vamos trabalhar em paralelo, com todos os nossos clientes”, acrescentou o chefe do Ministério da Indústria e Comércio, que prevê os planos de substituir um grande número de aeronaves até 2030.
O ministro ainda acrescentou que o problema de peso excessivo do novo avião. “Precisamos diminuir cerca de duas toneladas. Já retiramos quase 800 kg de excesso, e continuamos os estudos para o uso de materiais leves, que reduzem o peso, mas mantém a resistência e qualidade”, disse o chefe Ministério da Indústria e Comércio.
O Il-112V é o primeiro avião militar de transporte leve, projetado pela Rússia no período pós-soviético. Está em desenvolvimento desde 2014 e sofreu alguns contratempos, principalmente por conta do peso excessivo, o que degradou a performance prevista pelos engenheiros.
Com este novo projeto, a Ilyushin Aviation Complex (JSC IL) pretende substituir centenas de antigos turboélices An-24 e An-26. O Il-112V é um turboélice equipado com dois motores Klimov TV7-117ST de 3.500 hp, que garantem uma velocidade máxima de 500 km/h e uma autonomia prevista de 2.400 quilômetros. Poderá transportar cinco toneladas de carga ou até 44 militares equipados. A Força Aeroespacial Russa (RF VKS) manifestou interesse em adquirir aproximadamente 100 aeronaves.
A produção em série deverá iniciar em 2022, nas instalações da fábrica de Voronezh, e a Ilyushin também planeja oferecer uma versão civil (Il-112V).
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