• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Protótipo do cargueiro russo Il-212 poderá estar pronto em 2026

8 de março de 2024
Protótipo do novo cargueiro russo Il-212 estaria pronto em 2026. A imagem acima é uma concepção artística de como ficaria o futuro Il-212 (Fonte: FIN).
Protótipo do cargueiro russo Il-212 poderá estar pronto em 2026. A imagem acima é uma concepção artística de como ficaria o futuro Il-212 (Fonte: FIN).

Protótipo do cargueiro russo Il-212 poderá estar pronto em 2026. O Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, recentemente foi atualizado sobre o andamento do projeto da futura aeronave de transporte militar Il-212. Anunciado pela United Aircraft Corporation (UAC) em meados do ano passado, o programa segue em pleno desenvolvimento.

O ministro recebeu as informações em 04/03, durante uma conferência com Comandantes das Forças Armadas Russas realizada no Centro Nacional de Controle de Defesa. O futuro Il-212 substituirá a frota de envelhecidos cargueiros da era soviética An-26 e An-72. A previsão é que o primeiro protótipo esteja pronto até o final de 2026.

Inicialmente, a indústria apostava no bimotor turboélice Il-112V, cujo projeto estava em fase avançada de desenvolvimento, com dois protótipos em voos de testes. Inesperadamente, em agosto de 2021 um deles sofreu um acidente fatal causada por uma falha de motor, levando a paralisação do programa (saiba mais aqui).

Bimotor Il-112V cujo projeto foi encerrado após um acidente.
Bimotor Il-112V cujo projeto foi encerrado após um acidente.

Em junho de 2023, as autoridades russas anunciaram que o projeto do Il-112V seria redesenhado, com alterações significativas no design das asas e, principalmente, nos seus motores. Posteriormente, foram divulgados detalhes do novo Il-212 desenhado com dois motores turbofans Aviadvigatel PD-8 de 17.500 libras de empuxo posicionados sobre as asas.

O novo projeto manteve o design da fuselagem, sistemas navegação e aviônicos do Il-112V, enquanto as asas, trens de pouso, sistemas de combustível e hidráulicos foram redesenhados. O potente motor de alto desempenho PD-8 é gerenciado eletronicamente pelo sistema Full Authority Digital Engine Control (FADEC), e atualmente equipa os jatos regionais Sukhoi SJ-100.

Espera-se que o futuro Il-212 opere em pistas curtas e não preparadas, transportando mais carga útil por distâncias maiores que o projeto anterior. Além disso, o novo cargueiro contará com sistemas que facilitam o seu reabastecimento e a sua manutenção em locais desprovidos de apoio de solo, como nas regiões geladas da Sibéria.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login