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Protótipo de transporte aéreo com economia de energia será construído pela JetZero para a USAF

18 de agosto de 2023
Protótipo de transporte aéreo com economia de energia será construído pela JetZero para a USAF. Arte: USAF/JetZero.
Protótipo de transporte aéreo com economia de energia será construído pela JetZero para a USAF. Arte: USAF/JetZero.

Protótipo de transporte aéreo com economia de energia será construído pela JetZero para a USAF. No dia 16 de agosto, o Departamento da Força Aérea Americana selecionou a JetZero para construir o protótipo de uma aeronave que combina a fuselagem integrada a asa prevista para voar em 2027.

O esforço visa amadurecer a tecnologia e demonstrar suas capacidades, dando ao departamento e à indústria comercial, mais opções para construir futuras plataformas aéreas. 

A JetZero, uma startup aeroespacial focada em jatos com baixo consumo de combustível, construirá e irá voar o novo protótipo, que um dia poderá se juntar à frota de mobilidade da Força Aérea, substituindo os atuais vetores como o C-17A.

A fuselagem do Z-5 – um design que combina uma fuselagem oblonga e asas longas e finas foi escolhida em detrimento de outro concorrente em uma concorrência de um ano liderado pelo Unidade de Inovação em Defesa do Pentágono. 

A decisão marca um novo passo no projeto de aeronaves e oferece um vislumbre de um futuro mais capaz e mais ecológico para o inventário da USAF. Funcionários do serviço elogiaram a oferta como um desenvolvimento importante que posicionará as forças armadas dos EUA para superar a tecnologia chinesa.

“Estamos entrando nesta nova área onde se trata de trazer capacidades para a USAF, o combatente e o espaço comercial”, disse o CEO da JetZero, Tom O’Leary.

Espera-se que aeronaves de carga e tanques voem para o perigo com mais frequência, estimulando a indústria militar e de defesa a reimaginar as plataformas grandes e lentas para áreas contestadas. Isto vem muito da nova realidade do Indo-Pacífico. E quanto mais cedo esses meios de mobilidade chegarem ao seu destino, mais flexibilidade eles darão ao restante da força conjunta no campo de batalha.

“Maior alcance aumenta a letalidade. A eficiência de combustível conserva nossos recursos energéticos e nos permite gerar mais surtidas”, disse Ravi Chaudhary, secretário assistente da USAF para energia, instalações e meio ambiente. “Em uma época em que as instalações não serão mais o santuário que eram em conflitos anteriores, essa capacidade será crítica.”

A USAF descreveu o design da fuselagem combinada com a asa como “uma das oportunidades tecnológicas mais impactantes para futuras aeronaves da USAF”.

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