Protector RG1 da RAF passa por testes nos EUA. Após realizar uma série de demonstrações e testes no Reino Unido, inclusive em sua futura base de operações – a RAF Waddington usando um pré-produção do novo RPAS MQ-9B SkyGuardian (N190TC), a General Atomics Aeronautical Systems Inc (GA-ASI) dá mais uma passo para a homologação final do Protector RG1, a versão dedicada do Remotely Piloted Aircraft System (RPAS) MQ-9B da Royal Air Force (RAF). Foram realizados diversos ensaios e testes, que incluíram testes eletromagnéticos, ambientais e estáticos no novo MQ-9B.
O teste eletromagnético para o Protector RG1 foi realizado na Electromagnetic Environmental Effects Test Facility at US Naval Air Station Patuxent River, Maryland. A aeronave foi submetida a radiação eletromagnética de alta intensidade em todo o espectro eletromagnético operacional. Os testes de radiação também incluíram riscos de radiação eletromagnética em testes de munições (HERO – Hazards of Electromagnetic Radiation on Ordnance).
O Protector enfrentou testes de clima frio extremo de até -33° C. Também enfrentou gelo durante o voo, nevoeiro super-resfriado, chuva, alta umidade e alta temperatura com testes de carga solar. Estas foram realizadas no Laboratório Climático McKinley na Base Aérea de Eglin, Flórida.
Vários testes de estresse foram realizados durante o teste estático em escala real nas instalações da GA-ASI em Desert Horizons, Califórnia. A fuselagem foi testada com 150% das maiores cargas operacionais esperadas. Testando todas as principais estruturas da fuselagem, esses testes verificaram se a aeronave poderia ter um desempenho seguro quando operada em velocidade máxima e máxima força G. Este foi um teste importante para demonstrar porque o Protetor RG1 será o primeiro RPAS a ser certificado para voar no Reino Unido e em espaço aéreo internacional.
Gp Capt Shaun Gee, Diretor de Programas ISTAR da RAF disse: “É empolgante ver o progresso do Programa Protetor. A GA-ASI forneceu suporte, não apenas nos testes da aeronave, mas no desenvolvimento deste revolucionário RPAS”.
O Reino Unido encomendou 16 aeronaves Protector RGMk1 a GA-ASI. O RPAS Protector RGMk1, que na prática é um UCAS – Unmanned Combat Aircraft System, foi projetado para fornecer capacidade crítica ISR para a RAF, sendo equipado com um conjunto de sensores e armas de precisão, que incluem o míssil Brimstone e bombas guiada a laser Paveway IV. A frota será operada a partir da RAF Waddington, com a primeira aeronave prevista para ser entregue em 2023.
@CAS