Proprietário de aeronave – atenção ao cadastro no Sistema INFOSAR. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) tem priorizado o trabalho de conscientização através de campanhas de divulgação para destacar a importância do registro das balizas pelos proprietários de aeronaves e embarcações. Quando a baliza está registrada, é possível acelerar a confirmação da veracidade do sinal transmitido e agilizar o envio dos recursos de salvamento.
O DECEA lançou uma nova versão do sistema INFOSAR, plataforma destinada ao cadastro de dispositivos de emergência, como balizas 406 MHz e SEND, que é um localizador pessoal via satélite. Entre as novas funcionalidades, destaca-se a maneira de registrar dispositivos, por meio da associação de baliza ou SEND a um ou mais contatos de emergência e a uma aeronave ou embarcação, no mesmo formulário. O acesso é por meio da conta gov.br.
A nova versão mudou a abordagem em relação ao tratamento de dados. O registro é emitido pelo INFOSAR, com prazo de validade de 24 meses, quando há a associação de dispositivos (balizas 406 MHz e SEND), equipamentos (aeronaves ou embarcações) e usuários (pessoa física ou jurídica).
Os dados dos usuários da versão antiga do INFOSAR estão sendo migrados a partir do CPF/CNPJ no primeiro acesso na versão atual, porém mesmo quem teve os dados migrados devem emitir o registro. É importante que o usuário envie fotos das aeronaves no momento do registro, facilitando no futuro o trabalho das equipes de busca e salvamento.
Esse registro viabiliza a validação dos dispositivos, etapa necessária para a emissão do certificado de aeronavegabilidade pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A integração dos dados aumenta a efetividade do cadastro de dispositivos que, em uma análise, tem o objetivo de aumentar as chances de sucesso nas missões de busca e salvamento.
Desde o funcionamento do sistema, foi realizado o cadastro de 5.834 balizas e 364 dispositivos SEND, e em relação aos equipamentos, foram feitos 3.279 ELT, 234 EPIRB e 2.321 PLB.
Em caso de dúvidas, os usuários podem contatar o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e ter mais informações sobre o novo INFOSAR na Central de Ajuda do DECEA.
Segundo o Chefe da Divisão de Busca e Salvamento do Subdepartamento de Operações do DECEA, Major Aviador Bruno Vieira Passos, a nova versão do INFOSAR traz melhorias significativas para o cadastro de dispositivos de emergência. “Com essa atualização, o processo de registro ficou mais eficiente, garantindo uma resposta mais rápida em situações de emergência e aumentando as chances de sucesso nas operações de busca e salvamento”, pontuou o Oficial.
O Brasil se destaca na América do Sul e figura entre os países que melhor se preparam para atender às vítimas de acidentes aeronáuticos e marítimos. Todos esses esforços combinados resultam em uma estrutura capaz de fazer frente aos desafios que se apresentam diariamente ao Serviço de Busca e Salvamento Aeronáutico. Faça sua parte, renove o cadastro das balizas e contribua para um Serviço de Busca e Salvamento mais eficiente.
Fonte: FAB/DECEA
@FFO