Projeto do hidroavião Liberty Lifter da DARPA avança para próxima fase. A Aurora Flight Sciences, uma empresa do grupo Boeing, está progredindo para a Fase 1B do projeto Liberty Lifter. O programa da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA) trabalha no desenvolvimento de um hidroavião de efeito solo para transporte tático pesado de longo alcance e baixo custo operacional.
A DARPA trabalha desde 2022 no projeto do hidroavião que terá com capacidade de transporte de carga similar aos C-17 Globemaster III. O Liberty Lifter X-Plane deverá transportar cerca de 100 toneladas de carga e alcance de até 6.500 milhas náuticas (12.000 km). O projeto ainda inclui a decolagem, pouso e operação sustentada no mar em condições de 4 até 5 (escala Douglas), voar próximo à lâmina d´água sob o efeito solo.
A Fase 1B é o projeto preliminar com foco principal nos estudos de redução de riscos. O estaleiro ReconCraft, sediado em Oregon, especializado em projetos navais, construirá componentes de testes estruturais em grande escala, incluindo uma parte da fuselagem do Liberty Lifter, para reduzir riscos e garantir a qualidade de produção.
Um modelo em escala do casco foi testado no tanque da empresa Virginia Tech, com o objetivo de estudar o impacto da embarcação durante o pouso na água. Os próximos testes incluem sensores e software para detecção e previsão de ondas, que alimentam o sistema de controle do X-Plane em voos sob efeito solo em diversos estados de mar.
A Aurora implementou alterações no design do Liberty Lifter, passando da “cauda em T” para “cauda em pi” (pi-tail), que é estruturalmente mais eficiente para acomodar uma porta de carga traseira. Além disso, os flutuadores foram reposicionados nas pontas das asas para melhorar o equilíbrio, a acessibilidade e o desempenho sob efeito solo.
A Fase 1B terminará com uma revisão preliminar do projeto, previamente agendada para janeiro de 2025. Se o programa progredir, os testes de voo ocorrerão em 2028.
Fonte: Aurora
@FFO