Programa Polaris adquire supersônico Panavia Tornado. O Programa Polaris fornece treinamento para futuros astronautas do programa espacial comercial Polaris Dawn, e para isso utiliza uma frota de jatos Aero L-39 Albatros, Alpha Jet, além de um supersônico MiG-29UB. Agora o Programa está ampliando a sua frota com mais um vetor supersônico que chegou recentemente nos Estados Unidos.
O Polaris está incorporando um antigo supersônico Panavia Tornado F2A ADV desativado pela Royal Air Force (RAF). De acordo com a Scramble Magazine, a aeronave adquirida seria o ZD902, única do modelo biplace existente.
Construído em 1984, o F2A ZD902 é uma Versão de Defesa Aérea (ADV), conhecido como TIARA (Tornado Integrated Avionics Research Aircraft). O interceptador de treinamento e comando duplos, tem capacidade de atingir velocidade Mach 2.2. Equipado com motores RB199 Mk103, esta aeronave teria apenas 935 horas de voo, considerada uma quantidade muito baixa.
O ZD902 foi utilizada como aeronave de testes do Royal Aircraft Establishment em voos de avaliações de sistemas, desenvolvimento e avaliação de aviônicos, como o radar FA2 dos Sea Harrier. Seu cockpit é equipado com telas multifuncionais e e um protótipo de head up display (HUD) holográfico. Seu último voo ocorreu em novembro de 2011.
@FFO