Programa NH-90 do Qatar atinge 2.000 horas de voo. A cooperação estratégica entre a Aviação do Exército Italiano, a Qatar Emiri Air Force (QEAF) e a Leonardo Company permitiu que as tripulações do Catar atingirem 2000 horas de treinamento a bordo dos helicópteros NH-90. O marco foi atingido em Viterbo – Itália em 24 de março passado.
A formação profissional para o pessoal do Qatar é uma das atividades mais importantes realizadas pela Aviação do Exército (AVES), reforçando o seu papel de Escola Internacional para helicópteros militares. A formação é realizada no 4° Reggimento di Sostegno Aviazione dell’Esercito ‘Scorpione’ empregando helicópteros italianos.
Comandante da AVES, Major General Andrea Di Stasio, que participou da cerimônia da formatura dos pilotos, destacou que “as experiências com o Qatar hoje, junto com ex- outros países países aliados e amigos, além do próximo compromisso com a Áustria no LUH (Light Utliity Helicopter), mostram o legado internacional da Aviação do Exército Italiano como uma pedra angular da construção internacional de parceria e cooperação no treinamento de voo militar”.
Fabrizio Peano, Head of Training Academy da Leonardo Helicopters, também participou do evento. Durante seu discurso, ele disse: “Estamos felizes em fornecer nossa contribuição para o sucesso deste importante programa para o Qatar, não só fornecendo os helicópteros, mas também fornecendo os serviços de treinamento relevantes e alavancando fortes sinergias com o Exército Italiano. Ao fazê-lo, em conjunto com as Forças Armadas nacionais, conseguimos transferir à Itália uma experiência operacional única para o usuário final”.
O Coronel QAEF Hamad Al Hajri, Representante Sênior do Qatar na Itália, agradeceu à AVES e a Leonardo pelo apoio efetivo, expressando satisfação pelo alto nível de treinamento alcançado por suas tripulações. O compromisso global, durante três anos desde o início do “programa do Qatar”, permitido atingir 2.000 horas de voo no helicóptero NH-90, além de 2.500 horas no o simulador de voo. A Aviação do Exército teve a capacidade de transferir o conhecimento adquiridos em muitas experiências operacionais, disponibilizando assim aos colegas estrangeiros uma “ de treinamento” sobre o uso militar de aeronaves, visando o máximo realismo.
A QAEF encomendou 28 NH90, sendo 16 TTH e 12 NFH, com outros 12 como opção (seis de cada tipo) em 14 de março de 2018. Apesar de estarem previstos para serem entregues entre 2020, houveram atrasos de produção de devido a pandemia da COVID-19. A versão TTH será fabricada em Marigname e a NFH em Veneza Tessera (Itália) nas instalações da Leonardo Helicopters, principal contratante do acordo com o Qatar.