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Programa Antártico Brasileiro encerra a OPERANTAR XXXVIII

28 de setembro de 2020
A primeira operação antártica brasileira em Ushuaia, Argentina, ocorreu no final de agosto (Foto: Governo da Província da Terra del Fuego).

No dia 24 de setembro, o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) encerrou a 38ª Operação “Antártica” (OPERANTAR XXXVIII). A aeronave C-130M Hércules, FAB 2467, do 1°/1° GT – Esquadrão Gordo, da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou seis lançamentos de cargas, por paraquedas, para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Ao todo, entre gêneros alimentícios, sobressalentes, correspondências e materiais de uso pessoal, foram enviados 1.300 quilos de carga.

A fim de evitar que a pandemia do novo coronavírus chegue ao Continente Antártico, militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) realizaram, no Rio de Janeiro (RJ), a descontaminação dos suprimentos que seguiram para a EACF, e também da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) usada na missão. Todos os itens recebidos na EACF, incluindo as embalagens e os próprios paraquedas usados no lançamento, foram novamente desinfectados pelo Grupo-Base (GB) Ferraz, antes do seu uso e armazenamento.

Além dos cuidados de desinfecção durante as distintas fases de preparo e transporte da carga, os militares da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) que participaram do voo e a tripulação do C-130, composta por militares do 1°/1° GT Esquadrão Gordo, foram submetidos a testes de Swab (RT-PCR) e sorologia, conduzidos pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). As medidas cumprem não apenas as exigências das autoridades sanitárias nacionais e internacionais, mas também garantem que o PROANTAR atenda às diretrizes do Conselho dos Gerentes de Programas Antárticos Nacionais (COMNAP) para evitar que a Covid-19 chegue à região antártica.

Em função das restrições sanitárias vigentes na cidade de Punta Arenas, no Chile, usual base de apoio para as atividades do PROANTAR, a cidade do Ushuaia, na Argentina, foi usada para o suporte operacional ao 9º Voo de Apoio Logístico à OPERANTAR XXXVIII. Esta foi a segunda vez que o C-130 brasileiro utilizou Ushuaia como base para o voo antártico.

@FFO

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