Problemas nos assentos ejetores das aeronaves da USN e USMC. A US Navy descobriu neste mês de julho um problema que afeta os dispositivos acionados por cartucho (CAD — Cartridge Actuated Devices) em algumas aeronaves de asa fixa. As aeronaves afetadas incluem o F/A-18B/C/D Hornet; F/A-18E/F Super Hornet; Growler E/A-18G; e aeronaves de treinamento T-45 Goshawk e F-5 Tiger II.
A US Navy (USN) e o US Marine Corps (USMC) estão colaborando para resolver rapidamente o problema. A segurança dos marinheiros e fuzileiros navais é a principal prioridade. Somente aeronaves equipadas com CAD, presente dentro de uma faixa limitada de números de lote de produção, foram afetadas. Mesmo assim, todas as aeronaves do inventário serão inspecionadas. O CAD defeituoso será substituído no esquadrão de manutenção responsável pele projeto de revisão geral da aeronave, que será inspecionada após a troca, antes de ser devolvida a unidade aérea.
Naval Surface Warfare Center Indian Head Division (NSWC IHD) fornece os Cartridge Actuated Devices/Propellant Actuated Devices (CAD/PAD) para aeronaves do US Army, USAF, USN e USMC. Após ser notificado sobre um possível defeito pelo fornecedor, a Martin-Baker, a equipe usou procedimentos de radiografia validados para escanear o estoque disponível, para verificar se cada item foi fabricado corretamente antes de enviar à frota.
A NSWC IHD começou a enviar peças de reposição verificadas em 24 de julho para vários centros de manutenção da frota e continuará os envios ao longo da semana. Naval Air Forces, U.S. Pacific Fleet (CNAP), Naval Air Force Atlantic (CNAL) e os Centros de Suprimento e Manutenção do USMC estão coordenando a entrega prioritária dos dispositivos aos esquadrões de aviação em toda a Frota. É previsto que em 30 dias tudo esteja
Os CAD iniciam uma série de funções automáticas quando a tripulação puxa a alavanca de ejeção para sair da aeronave com segurança, além de acionar o paraquedas da tripulação. O CAD é inspecionado regularmente e substituído. Ele, se necessário, pode se substituído devido a ser danificado por condições ambientais e operacionais. A RAF também teve recentemente problemas com seus assentos Martin-Baker, que obrigou o “groundeamento” dos Eurofighter Typhoon. A situação ainda está sendo resolvida pela Royal Air Force.
Fonte: NAVAIR
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS