Primeiros UAS SMDM Aliaca entregues a Marine Nationale. A Direction Générale de l’Armement (DGA) da França qualificou no dia 28 de julho de 2022 o Système de Mini Drones aériens embarqués pour la Marine (SMDM) para a Marine Nationale. Três sistemas foram entregues e em breve serão implantados em operação.
A DGA encomendou 11 SMDM no final de 2020 à SME Survey Copter, subsidiária do Grupo Airbus, por um valor de €19,7 milhões, incluindo aquisição de sistemas e serviços de suporte. As entregas serão escalonadas até 2023. A qualificação foi alcançada após testes de mar conduzidos sob a supervisão da DGA, com a participação da Marinha Francesa (Marine Nationale) e equipes da indústria. Os testes viram o drone sendo testado em várias situações operacionais para verificar o desempenho do sistema.
Um SMDM é composto por dois UAVs Aliaca da Survey Copter. O Aliaca está programado para ser implantado a bordo dos futuros navios de patrulha offshore da Marinha Francesa Patrouilleur Oceanique e nas fragatas. A integração no LHD da classe Mistral também está sendo considerada.
O UAS marítimo Aliaca é um sistema versátil de alta resistência que permite missões de até 3 horas em um alcance de 50 km (27 Nm). Ele é perfeitamente adaptado a missões marítimas com carga útil EO/IR estabilizados por giroscópio e qualificado para operar em condições ambientais severas. Lançado por catapulta, o UAS Aliaca conclui seu voo pousando automaticamente usando uma solução dedicada de pouso em rede. Com um comprimento de 2,2 m e uma envergadura de 3,6 m e um peso máximo de descolagem de 16 kg, o Aliaca usa um motor elétrico potente e silencioso. O sistema pode ser implantado com facilidade e rapidez em menos de 15 minutos por apenas 2 operadores.
“Esses recursos permitirão que o SMDM monitore áreas mais distantes e, assim, identifique navios a distâncias além do alcance do radar do navio. O SMDM fornecerá à Marinha Francesa uma consciência situacional ampliada, aumentando a eficiência dos navios que equipará”, disse o MoD francês.
@CAS