Turquia realiza primeiros testes com helicópteros no LHD Anadolu. As primeiras aeronaves pousaram no convés de voo do TCG Anadolu (L-400), o novo navio de assalto anfíbio multifuncional da Marinha da Turquia. Na última semana, o Ministério Nacional da Defesa divulgou imagens das operações dos helicópteros na embarcação, que atualmente passa por testes de mar.
Helicópteros AH-1W Super Cobra e SH-70 SeaHawk pousaram e decolaram do convoo do L-400, como parte dos testes que devem ser concluídos até o final deste ano. Espera-se que helicópteros de ataque T129 desenvolvidos localmente também operam no Anadolu.
O TCG Anadolu (L 400), é um navio do tipo Porta-Helicópteros LHD (Landing Helicopter Dock) construído pelo estaleiro Sedef, e inspirado no design do LHD espanhol Juan Carlos I (L61). O navio turco deveria ser comissionado no ano passado, mas alguns imprevistos, como um incêndio ocorrido em 2019, atrasou o cronograma.
Com 232 metros de comprimento e 32 metros de largura, o TCG Anadolu poderá levar até 1.223 tripulantes. O navio também possui uma área inundável da qual pode lançar embarcações de desembarque para operações de assalto anfíbio.
Seu convés de voo é equipado com uma pista de decolagem com uma rampa de “salto de esqui” (ski jump), originalmente projetada para as operações de caças F-35B da Lockheed Martin de decolagem curta e pouso vertical (STOVL). No entanto, a Turquia foi retirada do programa F-35 devido à compra de sistema de defesa aérea S-400 fabricado pela Rússia (detalhes aqui).
Especificações do TCG Anadolu (L 400)
Como alternativa às operações de voo ao navio multipropósito, a Turquia decidiu utilizar o LHD também como base para operações de aeronaves não tripuladas, a primeira do tipo no mundo. Entre os drones de combate (UCAV) previstos para operar no L-400 estão o Bayraktar TB3 (uma versão naval do TB2), e o jato Baykar Kızılelma. Além desses drones, a Turquia espera que o futuro jato de treinamento Hürjet, em desenvolvimento pela Turkish Aerospace Industries (TAI), também opere no TCG Anadolu.
@FFO