

Primeiros pilotos de F-35A da Polônia se formam nos EUA. O 85º Grupo de Caça (85th FG) da USAF recentemente celebrou a formatura dos primeiros pilotos de F-35A da Força Aérea Polonesa, juntamente com a Capacidade Operacional Inicial (COI) alcançada pela Unidade. Uma cerimônia realizada em 09/05 na Base da Guarda Aérea Nacional de Ebbing, no Arkansas, celebrou os marcos alcançados.
Ativado em julho de 2024 em Ebbing ANGB, perto de Fort Smith, o 85th FG é uma Unidade subordinada à 33ª Ala de Caça (33rd FW), apesar de ficarem geograficamente separadas. Sua principal missão é liderar o treinamento internacional dos pilotos de F-35 e F-16 das nações aliadas e parceiras.

“O marco de hoje reflete o incrível trabalho em equipe entre aviadores, aliados e a comunidade local de Fort Smith. A 33ª Ala de Caça tem o legado de forjar o futuro do poder aéreo de combate e agora, por meio do 85º Grupo de Caça, estamos ampliando esse legado treinando pilotos aliados que voarão lado a lado conosco em conflitos futuros. Isso é dissuasão em ação”, disse o Coronel Dave Skalicky, Comandante da 33rd FW.
O COI representa o ápice de anos de planejamento e coordenação, incluindo a entrega dos F-35 poloneses em dezembro de 2024 e as operações de voos começando no início de 2025.

A Polônia se tornou a primeira das sete nações parceiras que devem enviar alunos de F-35 para treinamento em Ebbing até 2030. Finlândia, Alemanha, Suíça e Cingapura, também irão transferir doze caças F-16 da Base Aérea de Luke, no Arizona, para Ebbing ANGB.
“Para a Polônia, neste dia celebramos um marco operacional e de investimento na nossa defesa. O treinamento nos EUA desenvolve mais do que habilidades; ele constrói confiança, interoperabilidade e um vínculo profundo com nossos parceiros americanos. Temos orgulho de ser os primeiros aliados do F-35 a chegar nesta fase em Ebbing”, disse o Major-General Ireneusz Nowak, Inspetor da Força Aérea Polonesa.

Em 31 de janeiro de 2020, a Polônia assinou um contrato de USD 4,6 bilhões envolvendo a compra de 32 caças F-35A Lightning II – batizados localmente como “Husarz” – além de treinamento de pilotos, sistemas de treinamento de missão, logística, suporte e uma gama abrangente de equipamentos associados. O primeiro F-35A Husarz polonês realizou seu voo inaugural na fábrica de Fort Worth em 02 de dezembro de 2024.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO