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Primeiros L-39NG Skyfox da Força Aérea Húngara

16 de abril de 2025
Primeiros L-39NG Skyfox da Força Aérea Húngara (Fotos: Aero).
Primeiros L-39NG Skyfox da Força Aérea Húngara (Fotos: Aero).

Primeiros L-39NG Skyfox da Força Aérea Húngara. Os dois primeiros de doze jatos Aero Vodochody L-39NG Skyfox encomendados pela Força Aérea Húngara (HUNAF), recentemente foram vistos nas instalações da fabricante no Aeródromo Internacional de Vodochoy, República Tcheca.

Imagens dos novos jatos da HUNAF, matrículas 141/0539 e 142/0540, foram vistas em 08 de abril, durante a visita da Ministra da Defesa Tcheca, Jana Ásternochová, e do Ministro da Defesa Eslovaco, Robert Kalinák, às inatalações da Aero Vodochody.

A visita teve como objetivo discutir o aprofundamento da cooperação na indústria de defesa entre a República Tcheca e a Eslováquia. Na ocasião, as autoridades dos dois países conheceram a empresa e viram os dois primeiros L-39NG Skyfox ostentando a pintura e as marcas da HUNAF.

Em abril de 2022 a Hungria anunciou o pedido de 12 L-39NG Skyfox, sendo oito na versão para treinamento e quatro de reconhecimento.

Aero L-39NG Skyfox

Lançado em outubro de 2018, o L-39NG (Next Generation) possui uma fuselagem mais leve que as versões anteriores do modelo. Ele é equipado com um motor Williams International FJ44-4M, que lhe confere uma velocidade máxima de 420 nós, teto de serviço de 38 mil pés, alcance de cerca de 1.400 milhas e quatro horas e meia de autonomia.

O L-39NG é baseado no conceito glass cockpit, equipado com modernos aviônicos, tela LCD ampla, além de um visor integrado montado no capacete. O avançado sistema de treinamento desenvolvido pela fabricante tcheca para a plataforma, inclui dispositivos baseados em Realidade Virtual e Inteligência Artificial.

Na versão configuração para missões de ataque leve, o L-39NG possui cinco hardpoints que podem receber uma variedade de mísseis ar-ar e ar-superfície, além de outros armamentos, sensores, bem como um gunpod.

A fabricante informa que o L-39NG tem custos operacionais semelhantes ao de um turboélice, com uma vida útil aproximada de até 15.000 horas de voo, ou seja, três vezes maior do modelo anterior L-39C Albatros.

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