

Primeiros Dassault Rafale da Indonésia iniciam voo de entrega. Os três primeiros Dassault Rafale da Força Aérea da Indonésia, ou Tentara Nasional Indonesia – Angkatan Udara (TNI-AU), iniciaram ontem (09/01), em Mérignac, na França, o longo voo de translado até seu destino final na Ásia.
O novos caças da TNI-AU, todos da versão Rafale B (biposta), matrículas T-0301, T-0302 e T-0303, tem como destino final a Base Aérea de Roesmin Nurjadin, em Pekanbaru, onde são esperados nos próximos dias. A previsão é que o ferry flight dure cerca de uma semana.
Quando incorporados, os Rafales serão operados pelo Esquadrão de Caça 12 (Skadud 12) “Black Panther”, que até recentemente era equipado com os jatos britânicos BAE Hawk. A previsão é que o Skadud 12 receba mais três Rafale adicionais em março deste ano, finalizando 2026 com seis caças franceses.
Em 2022 o governo da Indonésia e a Dassault Aviation firmaram um contrato avaliado em cerca de US$ 8,1 bilhões, envolvendo o fornecimento de 42 caças Rafale para a TNI-AU, entregues em três lotes (6+18+18). O acordo prevê além das aeronaves, armamentos, suporte técnico e logístico, peças sobressalentes, treinamento e equipamentos associados
O Rafale F4 é a versão mais atualizada do caça francês, que integra avanços como radar eletrônico de varredura ativa atualizado, suíte de guerra eletrônica SPECTRA aprimorada, novos sensores e total compatibilidade com avançados armamentos , como os mísseis Meteor e MICA, além de bombas guiadas de precisão.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO