Primeiros caças Rafale da Indonésia chegarão em 2026. Os primeiros caças Rafale encomendados pelo governo da Indonésia, devem chegar ao país no final de 2026. A informação foi repassada pelo Primeiro-Marechal Indan Gilang Buldansya, Chefe do Serviço de Informação da Força Aérea da Indonésia, ou Tentara Nasional Indonesia – Angkatan Udara (TNI-AU).
O contrato que autoriza a produção dos seis primeiros caças, de um total de 42 aeronaves, entrou oficialmente em vigor a partir de 09 de setembro de 2022. De acordo com Dahnil Anzar Simanjuntak, porta-voz do Ministério da Defesa, nesta data foi realizado o pagamento da primeira ao fabricante francês. Conforme o documento firmado entre as partes, a entrega dos primeiros jatos ocorrerá 39 meses após esta etapa do contrato, o que ocorrerá no final de 2026.
Com isso, a Força Aérea da Indonésia já começou a preparar dos militares que irão trabalhar com os Rafale. “Os futuros tripulantes dos caças, bem como os técnicos de manutenção estão iniciando os preparativos para seus treinamentos”, informou o Marechal Indan.
Em 10 de fevereiro, o Ministro da Defesa da Indonésia, Prabowo Subianto e sua colega francesa, Florence Farly, acompanhados de outras autoridades de ambos países, assinaram o contrato que envolve a aquisição de um lote de 42 Rafales para equipar a TNI-AU, bem como suporte técnico e treinamento associado. Este contrato contempla inicialmente a produção de seis aeronaves, que serão seguidos de outros 36 caças, através de um novo contrato a ser firmado futuramente.
Nos últimos anos, a Dassault Aviation tem obtido grande sucesso nas vendas dos seus Rafale, conquistando diversos novos clientes em todo o mundo. Recentemente a Grécia adquiriu 24 aeronaves, a Croácia (12), os Emirados Árabes Unidos (80), o Egito (56), a Índia e o Qatar, ambos com 36 jatos encomendados.
Fonte: Kompas
@FFO