Primeiro voo do UAV Protector RG Mk1 da Royal Air Force. A mais nova aeronave da Royal Air Force (RAF) realizou seu primeiro voo no Reino Unido na semana passada.
Conforme noticiamos, o primeiro UAV General Atomics Protector RG Mk1 da RAF, matrícula PR-009, chegou ao Reino Unido no final de setembro. O voo inaugural ocorreu na última sexta-feira (17/11), a partir da Base Aérea da RAF em Waddington, em Lincolnshire, marcando uma nova fase rumo a implantação dessas novas aeronaves da RAF.
A RAF confirmou que o primeiro dos 16 UAV Protector RG Mk1 adquiridos atualmente está passando por uma série de ensaios e testes antes de ser incorporado na frota operacional do Esquadrão 31. “O Protector taxiou e decolou com sucesso para uma série de manobras na área ao redor do campo de aviação RAF Waddington, comandado remotamente por um piloto localizado na estação em solo”, informou em comunicado.
O Protector RG Mk1 é uma versão customizada para o Reino Unido do UAV General Atomics MQ-9B Reaper. “Capaz de operar em todo o mundo, com uma área de implantação mínima e operado remotamente a partir da RAF Waddington, o Protector pode voar até 40.000 pés de altitude por mais de 30 horas”, informou a RAF.
O UAV Protector está equipado com um avançado conjunto de sistemas e sensores, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, incluindo vigilância terrestre e marítima para rastrear ameaças, combater o terrorismo e apoiar as autoridades civis do Reino Unido, como ajudar a Guarda Costeira HM em missões de busca e salvamento.
“Além de aceitar as funções de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento (ISTAR) atualmente desempenhadas pelo Reaper, que tem prestado serviços excepcionais em operações 24 horas por dia por mais de 15 anos, o Protector será certificado de acordo com os rigorosos padrões de segurança e certificação da OTAN, permitindo para operar no espaço aéreo civil do Reino Unido e da Europa”, informou.
Espera-se que todas as 15 aeronaves restantes sejam entregues e estejam em operação até julho de 2025.
Fonte: RAF
@FFO