Primeiro voo do RJ100 modificado como plataforma de testes. A QinetiQ e a BAE Systems realizaram, com sucesso, o voo inaugural do Airborne Technology Demonstrator (ATD), um jato comercial RJ100 convertido em plataforma de testes e equipado com um radome (nariz) de um jato de combate (fast jet radome).
O projeto ATD está sendo desenvolvido em conjunto com o Ministério da Defesa (MOD) do Reino Unido, e irá apoiar uma variedade de futuros programas como plataforma T3E (Test, Trials Training and Evaluation) sob as diretrizes do LTPA (Long Term Partnering Agreement).
“Esse banco de testes em voo permite testar, desenvolver e comprovar novas tecnologias digitais com muito mais rapidez, com foco particular na Engenharia de Sistemas Baseados em Modelos. Estamos realmente empolgados com o potencial que isso oferece e esperamos continuar nossa colaboração com a QinetiQ”, disse Steve Wynd, Diretor de Engenharia do Setor Aéreo da BAE Systems.
O voo inaugural do RJ100 modificado representa o primeiro grande teste desse tipo realizado pelo MOD do Reino Unido nos últimos 30 anos. A incorporação do fast jet radome é a primeira de uma série de modificações que serão realizadas pelo Centro de Engenharia de Aviação (AEC) da QinetiQ, com o objetivo de ampliar a capacidade T3E da plataforma ATD.
“Com base no excelente histórico do Centro de Engenharia de Aviação da QinetiQ em design e modificação de aeronaves, o ATD representa um desenvolvimento empolgante na capacidade de teste de voo no Reino Unido. Trabalhar com a BAE Systems em colaboração para apoiar o desenvolvimento de futuros sensores e tecnologias é uma grande demonstração de nossa experiência em engenharia aeronáutica, aeronavegabilidade e teste e avaliação”, disse Nic Anderson, Executivo Chefe de Defesa da QinetiQ UK.
Construído especificamente para simplificar o desenvolvimento de novas tecnologias, o ATD oferece suporte a missões de treinamento especializado, experimentação, transporte aéreo e atividades de teste e avaliação (T&E).
Com alta capacidade multifuncional e modular e baixo custo operacional, o ATD oferecerá aos usuários civis e militares poderosos sistemas de computadores embarcados (backbones), datalinks e diversas estações de trabalho flexíveis, permitindo que os projetos de pesquisa sejam integrados de forma rápida e fácil.
Fonte: QinetiQ
@FFO