Primeiro voo do novo monomotor Beechcraft Denali. A mais nova aeronave turboélice da Textron Aviation, o Beechcraft Denali (Beech 220), fez o seu primeiro voo no dia 23 de novembro. A aeronave, matrícula N220BT (c/n E220-744001) decolou do Aeroporto Internacional Wichita-Eisenhower (ICT/KICT), no Kansas, às 08h20(horário local) para um voo local de 02h50min, atingindo a altitude de 15.600 pés e uma velocidade de 180 nós.
Serão produzidos seis protótipos do Beech Denali para a certificação da nova aeronave, sendo três fuselagens para testes estáticos em solo, e três aviões para testes em voos. A certificação é esperada para 2023.
Projetado para atingir velocidades de cruzeiro de 285 nós, altitude máxima de 31.000 pés, e carga útil de 1.100 libras, o Denali deverá ter um alcance de 1.600 milhas náuticas em voo de cruzeiro de alta velocidade, com um piloto e quatro passageiros.
O Beechcraft Denali é a primeira aeronave equipada com o moderno motor General Electric Catalyst, mais sustentável, que consome até 20% menos combustível do que os concorrentes. Com uma potência nominal de 1.300 SHP, o motor turboélice de cinco pás, é equipado com FADEC, o que reduz a carga de trabalho do piloto.
O cockpit apresenta aviônicos Garmin G3000 com controles de alta resolução e tela sensível ao toque, autothrottle Garmin integrado, que faz interface com o Sistema de Controle Automático de Voo (AFCS) e Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS).
Os principais concorrentes do Beech Denali serão os turboélices Pilatus PC-12, Piper PA-46 e Daher TBM, entre outros. No início deste ano, a Textron Aviation decidiu usar a marca Beechcraft, em vez da marca Cessna para o Denali. Com isto, parece que os turboélices da marca Beechcraft, incluindo o Denali e o King Air, são projetados para uma função comercial, enquanto as linhas Caravan e SkyCourier, da marca Cessna, são projetadas para missões utilitárias.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO