Primeiro voo do novo helicóptero de ataque Leonardo AW249. O protótipo do helicóptero de ataque Leonardo AW249 realizou seu voo inaugural no último dia 12 de agosto, a partir das instalações da empresa, em Vergiate, Itália. Imagens da aeronave em voo foram compartilhadas nas redes sociais, porém a fabricante italiana não comentou assunto alegando razões de confidencialidade contratual.
A Leonardo Helicopters começou a desenvolver o AW249 em 2017, a pedido do Ministério da Defesa da Itália. O objetivo é substituir a partir de 2025, a frota de helicópteros de reconhecimento e ataque AW129D Mangusta , em serviço no Exército Italiano desde a década de 1990.
O protótipo observado em voo, matrícula de testes CSX 82069, não estava pintado, e aparentemente foi equipado com a metralhadora OTO Melara TM197B 20mm e a torre Toplite Electro-Optic da Rafael. Após o o primeiro voo, que durou cerca de 30 minutos, pelo menos mais seis outros voos ocorreram desde então.
Equipado com dois motores turboshaft GE Aviation CT7-8E6, o AW249 tem um peso máximo de decolagem de 8.000 kg, e foi projetado para operar em condições de alta altitude, baixa e alta temperatura. Terá um cockpit digital e um sistema de display montado no capacete [HMD] para aumentar a consciência situacional. Será equipado com modernos equipamentos de comunicação, avançados sistemas de comando e controle, além de poder operar em conjunto com sistemas não tripulados. Poderá transportar quase o dobro de armamento que o A129D.
Além de uma metralhadora de 20 mm sob o nariz, estima-se que o AW249 terá seis pods externos para mísseis guiados/não guiados, mísseis ar-ar e mísseis antitanque SPIKE fabricados pela Rafael, ou tanques de combustível externos. O helicóptero terá sistemas avançados de autodefesa como o RWR Elettronica ELT-162, o DIRCM ELT/577 Quiris e um sistema MWS de alerta para mísseis.
O helicóptero, que terá um cockpit blindado e tanques de combustível, equipamento de missão sobressalente e uma fuselagem resistente a choques para aumentar a capacidade de sobrevivência, também será projetado com baixa seção transversal de radar e assinatura infravermelha para baixa detectabilidade.
Estimado em aproximadamente US$ 487 milhões, o contrato prevê a produção de um protótipo experimental, três aeronaves de testes de série, além de 48 helicópteros AW249 operacionais.
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