Primeiro voo do MV-22B equipado com EW Intrepid Tiger II. Em 15 de junho, um MV-22B Osprey do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), equipado com o novo sistema de Guerra Eletrônica (EW) Intrepid Tiger II (IT II), realizou o primeiro voo de testes na Estação Aérea Naval (NAS) de Patuxent, Mariland. A informação foi divulgada ontem (24/06) pelo Comando da Aviação Naval da Marinha dos Estados Unidos (NAVAIR).
Este foi o primeiro teste em voo do Intrepid Tiger II montado internamente no Osprey. Por características de design do tilrotor, não há como instalar um pod externo, então a equipe do PMA-234 Marine Air-Ground Task Force EW, desenvolveu um sistema instalado em um rack “roll-on/roll-off”, controlado a partir de um laptop na cabine da aeronave.
Conforme Bill Mellen, líder da equipe PMA-234, o típico pod externo montado na fuselagem da aeronave não era uma opção, porque as características dos motores do MV-22 não permitem a instalação de asas ou casulos externos. Desta forma, o projeto do sistema AN/ALQ-231 (V) 4 IT II foi redesenhado para ser montado internamente na aeronave.
O Intrepid Tiger II é um sistema EW de precisão, acionado sob demanda, e projetado para fornecer às aeronaves de asas fixas e rotativas do USMC, que pode ser transmitido em rede e controlado da cabine das aeronaves, ou por um operador em solo. O projeto do sistema (V) 4 incluirá atualizações de última geração, utilizando tecnologias militares e comerciais existentes, e técnicas de interferência eletrônica que permitirão ao USMC acompanhar as ameaças em constante evolução no campo de batalha, e fornecer a adaptabilidade necessária para permitir futuras coberturas de frequências expandidas e capacidades avançadas.
Após a integração no MV-22B, a equipe de IT II planeja expandir o projeto do V4 para incluir uma capacidade de contra-radar nos KC-130J, aproveitando a tecnologia desenvolvida e testada para os Osprey, incluindo o rack interno.
A equipe PMA-234 planeja iniciar as entregas do O IT II (V) 4 para a frota MV-22B no ano fiscal (FY) 2023, e atingir a Capacidade Operacional Inicial (IOC) no final do FY24. O objetivo é entregar 42 Intrepid Tiger II (IT II) para o USMC.
A versão IT II (V) 1 equipa as aeronaves AV-8B Harrier, F/A-18 A++/C/D Hornets e KC-130J, enquanto o IT II (V) 3 é utilizada nos helicópteros UH-1Y Huey dos Fuzileiros Navais.
O Airborne Electronic Attack (AEA) Systems Program Office é responsável por adquirir, entregar e manter os sistemas que fornecem capacidades EW para os comandantes combatentes do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.
Fonte: NAVAIR