Primeiro voo do KAI KF-21 Boramae. O mais recente caça da Coreia do Sul, o Korean Aerospace Industries (KAI) KF-21 Boramae, completou seu primeiro hoje — 19 de julho. O protótipo #001decolou do Aeroporto de Sacheon (HIN/RKPS), sul do país, onde ficam as instalações da 3 Training Wing da Republic of Korean Air Force (RoKAF) e a fábrica da Korea Aerospace Industries (KAI).
A Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) disse que o KF-21 decolou de Sacheon, na tarde desta terça-feira, sobrevoando a área por 40 minutos. O primeiro voo testou manobras básicas de baixa velocidade, voando a cerca de 215 nós. O KF-21 #001 efetivou seu voo inaugural com motores General Electric F414-GE-400K e com o novo assento ejetável Martin-Baker Mk.18. Dois KAI T-50 acompanharam o fato histórico para a indústria sul-coreana.
Em Sacheon também fica sediado o 52 Test Evaluation Group, unidade da RoKAF responsável por realizar ensaios em voo e estará liga diretamente aos ensaios da aeronave, junto com o pessoal da KAI. O voo estava originalmente previsto para 22 de julho, mas com os testes de solo correndo bem, ele foi antecipado.
A DAPA acrescentou que o caça estava equipado com quatro mísseis cativos MBDA Meteor, porém ainda sem o sistema infravermelho de busca e rastreamento — IRST. A KAI concluiu a montagem de seis protótipos, incluindo duas variantes biplaces. Essas seis aeronaves realizarão um total combinado de 2.200 missões até 2026, antes que o Bloco 1 entre em produção para o ROKAF.
Inicialmente o KF-21 terá uma versão “Block 1” (40 unidades) apenas para defesa aérea, enquanto o futuro “Block 2” (80 unidades) terá capacidade de ataque ao solo, elevando o jato para a classe multifuncional. O novo caça substituirá a frota envelhecida de aeronaves F-4E Phantom II e F-5E/F Tiger II da RoKAF, que planeja estar operando 40 Boramae em 2028 e até 120 jatos em 2032.
Video KAI — Testes de taxiamento em 8 de julho de 2022.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS