Primeiro voo do F-16C da Força Aérea da Eslováquia. A Lockheed Martin anunciou que ocorreu ontem (02/10) o primeiro voo do F-16C Block 70 da Força Aérea da Eslováquia (SLK AF) a partir do Aeroporto de Greenville, na Carolina do Sul (EUA). O piloto de testes da fabricante conduziu com sucesso as avaliações dos sistema e desempenho da capacidade supersônica do caça.
O voo inaugural ocorreu poucos dias depois que o F-16C, matrícula 1001, foi oficialmente apresentado em uma cerimônia realizada nas instalações da Lockheed Martin em Greeenville, com a presença do Ministro da Defesa eslovaco.
O governo da República da Eslováquia encomendou quatorze caças F-16 Block 70, sendo doze monoplaces (F-16C) e dois biplaces (F-16D) para reequipar da SLK AF. A previsão é que as primeiras quatro entregas ocorram no segundo semestre de 2024, se tornando o primeiro país europeu a receber essa versão do F-16.
O Lockheed Martin F-16C/D Block 70/72 (e sua versão modernizada, designada F-16V) são as versões mais recentes do Fighting Falcon. Eles incorporam avançados sensores como o radar eletrônico (AESA) Northrop Grumman AN/APG-83, novo computador de missão da Raytheon, datalink 16, cocpkpit com displays multifuncionais, um sistema de guerra eletrônica aprimorada e um sistema anticolisão com o solo.
O contrato assinado pela Eslováquia em dezembro de 2018, no valor de US$ 1,8 bilhão, inclui, além dos 14 caças, lotes de mísseis ar-ar de médio alcance Raytheon AIM-120C7 e AIM−9X Sidewinder, além de treinamento e suporte técnico.
Os novos F-16 substituirão os jatos soviéticos MiG-29 Fulcrum que a Eslováquia doou recentemente para a Ucrânia.
@FFO