Primeiro voo do Diamond DART-750. O protótipo do DART-750, novo treinador militar desenvolvido pela Diamond Aircraft, realizou seu voo inaugural no último dia 12 de junho. A aeronave, matrícula OE-VHS, decolou do Aeródromo de Wiener Neustadt, na Áustria, onde fica a sede da Diamond.
“Comandado pelo Piloto-Chefe de Testes da Diamond, Sören Pedersen, e pelo Piloto-Sênior de Testes Niko Daroussis, o voo inaugural durou cerca de 30 minutos, onde foram realizadas todas as manobras básicas, incluindo verificações de desempenho e manuseio. A aeronave e todos os parâmetros testados atenderam ou superaram todas as expectativas”, informou a fabricante em nota.
O Diamond Aircraft Reconnaissance Trainer (sigla DART) é uma aeronave de treinamento equipada com um motor Pratt & Whitney Canada PT6A-25C de 750 SHP, o que explica o seu nome DART-750.
A fuselagem do DART-750 é construída em material composto, o que reduz o peso básico operacional e oferece grande resistência para manobras acrobáticas completas entre +6 G e -4 G. Em seu cockpit, a nova aeronave da Diamond será equipada com os modernos aviônicos Garmin G3000.
A Diamond oferecerá aos seus clientes (civis ou militares) uma solução completa de treinamento básico, incluindo a aeronave DART-750, um simulador DART FNPT II e o sistema computadorizado DART CBT. A solução abrange todas as fases do treinamento básico, incluindo desde a fase teórica (GBTS) até as aeronaves para os voos de instrução (BTA).
O DART-750 é o terceiro de uma linha de treinadores turboélices da Diamond, que iniciou com o 450, lançado em 2014. A segunda versão, o DART-550, equipada com dois assentos ejetáveis Martin-Baker Mk16, fez seu voo inaugural em 24 de maio de 2018. Atualmente essa versão (DART-550) concorre como sucessor dos SF260 da Força Aérea Belga (detalhes aqui).
O DART-750 está sendo apresentado no Paris Airshow 2023 (apenas exibição estática) e a certificação básica é esperada para 2024.
@FFO