Primeiro voo do AC313A o novo helicóptero SAR da China. O novo helicóptero de grande porte chinês AC313A, desenvolvido para missões de busca e resgate, fez seu voo inaugural na manhã de ontem (17/05), no Aeroporto de Lü Meng, província de Jiangxi, leste do país. De acordo com a estatal Aviation Industry Corp of China (AVIC), o voo ocorreu dentro do previsto.
De acordo com a fabricante, o AC313A é uma aeronave multifuncional para operar sob quaisquer condições climáticas, podendo ser configurado para missões aeromédicas, comando e controle de emergência, aplicação da lei e resgate marítimo, entre outras.
Para garantir a total segurança deste primeiro voo, Liu Wenqi, Engenheiro-Chefe do Programa AC313A disse que o protótipo foi submetido a mais de 50 horas de testes de resistência estáticos em solo.
O novo helicóptero multimissão recebeu novos motores turboeixo mais potentes e confiáveis, com pás de rotor equipadas com dispositivos anti-gelo, o que tornará a aeronave ideal para missões nas áreas de altas montanhas, como na região do Tibete.
O AC313A recebeu um avançado sistema de gerenciamento de voo desenvolvido pela indústria chinesa, o que melhorou o sistema de navegação da aeronave e reduz significativamente a carga de trabalho dos tripulantes, disse Cao Xi, líder do desenvolvimento do sistema.
Com um peso máximo de decolagem de 13,8 toneladas (com cargas externas), em configuração de transporte o AC313A poderá levar até 28 passageiros. Como foi especialmente projetado para operações de emergência e SAR, a aeronave será equipada com faróis de busca, fire buckets para combate à incêndios, guinchos elétricos e alto-falantes, além de maior espaço interno.
A previsão de entrega das primeiras unidades do AC313A deverá ocorrer até 2025, ou dentro do 14º Plano Quinquenal do governo chinês.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO