

Primeiro UH-60M da Aviação do Exército. O primeiro de um lote de 12 Sikorsky UH-60M para a Aviação do Exército, chegou ao Brasil na manhã de 20 de novembro, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
O novo Blcak Hawk veio semi-desmontado a bordo de um Boeing C-17A da USAF, matrícula 97-0048, pertencente a 445th Airlift Wing. O voo RCH550 (Reach 550) veio dos EUA com escala na Cidade do Panamá. Foram designados HM-2A no EB e matriculados de EB 3005 a 3016.


Em maio de 2024, o programa de Vendas Militares Estrangeiras dos EUA (FMS) aprovou o fornecimento para o Exército Brasileiro de até 12 helicópteros UH-60M Black Hawk por US$ 950 milhões, que substituirão seus envelhecidos 4 Sikorsky S-70A (HM-2) e 8 Airbus AS532UE Cougar (HM-3).
Estes helicópteros estão hoje operando no 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx) em Taubaté–SP (HM-3), no 3° BAvEx em Campo Grande–MS (HM-3) e no 4º BAvEx em Manaus–AM (HM-2). A entrega do primeiro HM-2A EB 3005, abre um cronograma de entregas que será efetivado a partir de agora de 2027 a 2029 para as demais aeronaves.
Entre os diversos itens descritos no documento publicado pela DSCA, o governo brasileiro solicitou a aquisição de 12 helicópteros UH-60M Black Hawk; 34 motores T700-GE-701D (24 instalados nas aeronaves e dez sobressalentes); 28 sistemas GPS/Inercial EAGLE-M (24 instalados e quatro backups); rádios AN/ARC-231A; metralhadoras Minigun M-134D-H (suporte, sistema de alimentação, acessórios e montagem); capacetes HGU-56/P (RWH); dispositivos de extração/inserção rápida por corda (FRIES); Equipamento de Combate da Tripulação (ACE); Sistema Interno de Tanque Auxiliar de Combustível (IAFTS); assistência técnica, apoio logístico, documentação, etc.
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