Primeiro T-27 visto no novo padrão de pintura da AFA. Em fotos divulgadas hoje, podemos ver no hangar do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Minas Gerais, o primeiro Embraer T-27 Tucano da Academia da Força Aérea (AFA), no novo padrão de cores que a Revista Força Aérea havia antecipado em primeira mão em 05 de agosto deste ano. Houve um cerimônia no PAMA-LS para marcar a entrega da aeronave com no novo padrão.
O T-27 FAB 1383 do 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) – Esquadrão Cometa da Academia da Força Aérea (AFA), com sede em Pirassununga (SP), foi visto nesta sexta-feira (03/09) ostentando o novo e, vistoso, esquema de pintura, que será empregado também pela versão modernizada do Tucano – o T-27M. Ele é o primeiro T-27 conhecido a receber a nova identidade visual e a medida que cada aeronave entre em revisão ou seja modernizada pelo PAMA-LS, já sairá neste padrão, que foi escolhido com a participação dos cadetes da AFA. Podemos notar que ele é levemente diferente do desenho original, especialmente na cauda.
Este é o terceiro padrão de cores que os T-27 da Academia irão empregar desde que chegaram a AFA em 1983. O padrão lembra o usado pelo FAB 1361 – 30 Anos de T27 na FAB (1983 – 2013).
No total, 42 aeronaves serão modernizadas até dezembro de 2022. A modernização é uma das fases previstas no ciclo de vida das aeronaves da FAB, conforme legislação específica, e tem por objetivo a introdução ou alteração de características técnicas e logísticas nos Sistemas ou Materiais em uso na Aeronáutica, tanto para atualizá-los quanto para ajustar seu desempenho às necessidades específicas não existentes à época da adoção desses Materiais ou Sistemas.
@CAS