Primeiro T-25M Universal da FAB modernizado (atualizado). Surgiram imagens nas redes sociais da primeira cabine de comando modernizada do Neiva T-25 Universal da Força Aérea Brasileira (FAB). Em serviço há mais de cinco décadas, a frota de monomotores de treinamento básico para pilotos da FAB está sendo submetida ao processo de atualização dos seus aviônicos, sistemas de navegação e de comunicação.
Agora designado como T-25M (M = Modernizado), o primeiro Universal a passar pela atualização foi o T-25C FAB 1880, que está no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Minas Gerais. Além do painel com instrumentos analógicos substituído por duas modernas telas, com aviônicos da Garmin, similar a do T-27M é o Garmin G600 HP TXi. O T-25M usa a Garmin 650Txi. A frota terá o padrão de pintura externa modernizada, similar a do T-27M.
Com o aprendizado obtido no projeto do T-27M, todo o projeto do T-25M foi feito na própria FAB, sem apoio de e nenhuma empresa. O T-27M foi feita pela empresa Albatross, em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). A modernização foi desenvolvida e realizada por uma equipe do PAMA-LS, com assessoria do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI)/Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).
Reconhecido por sua construção robusta, característica necessária na instrução de alunos com pouca experiência de voo, o Neiva T-25 Universal entrou em operação na Academia da Força Aérea (AFA) em 1978. Equipada com um motor convencional a pistão seis cilindros Lycoming O-540 refrigerado a ar, ela é a única aeronave de treinamento da FAB que não havia passado pelo processo de modernização que “digitalizou a cabine”.
Os originais T-25A, no entanto, já havia sido modernizados recebendo novos sistemas de navegação e comunicação, com a troca de todos os equipamentos NAV/COM (VOR/DME, VHF, ILS, ADF). O projeto de modernização das aeronaves de treinamento da AFA — T-27M e agora o T-25M envolveu uma campanha de ensaios com quatro configurações diferentes de aviônica, que serviu tanto para a modernização dos T-25, quanto para escolher o que iria equipar os T-27. O resultado dará aos instrutores e cadetes uma capacidade operacional em termos de navegação e comunicação que não deixa a desejar a nenhuma aeronave atual, a uma fração do custo de adquirir novos treinadores.
O programa de modernização do Universal envolve 38 aeronaves das versões T-25C, e as entregas de todos T-25M pelo PAMA-LS estão previstas ara ocorrer até 2026. Eles serão todos alocados ao 2º Esquadrão de Instrução Aérea (2º EIA), da Academia da Força Aérea (AFA) e, Pirassununga–SP.
Com sito, a AFA passará a ter seus dois vetores responsáveis por formar os novos pilotos da FAB, empregando uma aviônica da mesma geração, que aliada aos simuladores, garantirão uma transição mais segura e rápida para aeronaves como C-95M e A-29A/B e os novos H125, usado na formação operacional dos Aspirantes em Natal–RN, no 1º/5º GAV, 2º/5º GAV e no 1º/11º GAV, respectivamente.
@FFO