Primeiro simulador de E-4B “Doomsday” recebido pela USAF. O 595º Grupo de Comando e Controle da USAF (595th CCG) da USAF, recebeu recentemente o primeiro simulador de movimento completo e alta fidelidade do Boeing E-4B. O equipamento foi entregue pelo Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea (AFRL), e instalado na sede do 595th CCG, na Base Aérea de Offutt, no Nebraska.
O simulador foi desenvolvido pela CymSTAR, sob um contrato de US$ 16 milhões assinado em 2020. Ele permitirá que os pilotos de E-4B pratiquem procedimentos como reabastecimento em voo, por exemplo, o que antes não era possível. Até agora, o treinamento dos tripulantes era realizado na Flórida, em um simulador de Boeing 747 convencional, ou em limitadas horas de voos disponíveis para treinamento na pequena e ocupada frota de aeronaves E-4B.
“Este simulador é único do seu tipo e é único. Ele fornecerá um treinamento até então não disponível, e eliminará a necessidade de tirar os E-4B das suas operações, aumentando a disponibilidade da frota e reduzindo o número de horas das aeronaves”, disse o Major David Meyn, Chefe da Seção do Programa E-4B.
“Com o simulador E-4B, a tripulação agora tem uma tremenda capacidade que lhes permite ganhar proficiência em procedimentos de voo, bem como praticar situações de emergência que não podem ser realizadas na aeronave. Por exemplo, desligar vários motores ou praticar a recuperação de condições de estol não seria tentado na aeronave, mas pode ser realizado com segurança no simulador”, disse o Major Meyn.
Popularmente chamados de “Doomsday” (Juízo Final), os E-4B são uma versão altamente modificada do clássico Boeing 747-200, destinados para atuar como Posto de Comando Aerotransportado, sendo um componente-chave do sistema de segurança nacional. Em caso de uma emergência, a aeronave fornecerá para as autoridades, as capacidades necessárias de comunicação para o gerenciamento da situação.
A frota E-4B da USAF é composta por quatro aeronaves, matrículas 73-1676, 73-1677, 74-0787 e 75-0125, todas operadas pelo 1º Esquadrão de Comando e Controle Aerotransportado (1st ACCS) do 595th CCG. Diante da sua importância, o Esquadrão mantem um E-4B e uma tripulação completa, em prontidão 24 horas por dia, para a necessidade de deslocamento para qualquer parte do mundo.
@FFO