Primeiro REVO entre o KC-46 e um CV-22 Osprey. Pela primeira vez, um KC-46 Pegasus da USAF reabasteceu um tiltrotor CV-22 Osprey do Air Force Special Operations Command (AFSOC). O reabastecimento em voo (REVO) ocorreu no início deste mês, próximo da Base Aérea de Cannon, no estado do Novo México, e expande ainda mais a a capacidade operacional dos novos KC-46.
Pertencente ao 349th Air Refueling Squadron, da McConnell Air Force Base, no Kansas, o KC-46 reabasteceu em 1º de junho, um CV-22 Osprey do 20th Special Operations Squadron, do AFSOC, através do sistema de mangueira central (probe & drogue). Normalmente esse sistema é utilizado com helicópteros, aeronaves da Marinha, do Corpo de Fuzileiros Navais ou aviões estrangeiros. A maioria das aeronaves da USAF utiliza o sistema de reabastecimento por lança (boom).
Uma das aeronaves mais icônicas da USAF, o tiltrotor CV-22 combina as capacidades de decolagem e pouso verticais, como um helicóptero, com a eficiência de combustível e a velocidade de um avião de asas fixas. Essa versatilidade a torna um vetor ideal para missões de infiltração, exfiltração e reabastecimento para forças de operações especiais em longas distâncias.
O KC-46 é especialmente adequado para atender as necessidades dos tiltrotores, disse o Major Anthony Belviso, Comandante de CV-22. “Normalmente, um reabastecedor MC-130J teria que ser reabastecido antes de nos repassar combustível, repetindo essa operação diversas vezes. Agora os KC-46 podem nos reabastecer diretamente, e fazer tudo muito mais rapidamente.”
Normalmente as aeronaves do AFSOC – como o CV-22 – realizam operações em ambientes contestados e austeros, cenários onde os KC-46 são mais adequados do que os antigos KC-135 e KC-10.
“Recentemente a 22d [ Air Refueling Wing ] demonstrou a capacidade do KC-46 de operar em locais remotos e austeros. Esses exercícios replicaram os tipos de ambientes que o KC-46 poderá reabastecer os Osprey em missões reais”, disse o Major Benjamin Chase, Comandante do KC-46.
De acordo com o Air Mobility Command, o KC-46 está certificado para reabastecer aproximadamente 88% de todos os tipos de aeronaves necessárias. O CV-22 era uma dos últimos cinco tipos de aeronaves que o KC-46 ainda não está certificado para missões operacionais. Os demais são os jato de ataque A-10, os bombardeiros B-2; os Boeing E-4; e os reabastecedores do AFSOC MC-130H.
Embora os Pegasus não estejam liberados para reabastecer os Osprey em missões do Comando de Transporte dos EUA (U.S. Transportation Command), provisoriamente eles tem a ICR (Interim Capability Release) da AMC, até que receba a certificação final. Cabe ressaltar que, em caso de uma emergência, o KC-46 pode reabastecer um CV-22.
O KC-46 sofre a certificação operacional total, por conta das deficiências no Sistema de Visão Remota (RVS) usado pelo operador da lança. Uma versão RVS 2.0 atualizada está em desenvolvimento para instalação nas aeronaves.
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