Primeiro REVO entre Gripen tcheco e A400M alemão. Recentemente a Luftwaffe (GAF) e a Força Aérea da República Tcheca (CZAF) realizaram uma missão conjunta envolvendo as suas aeronaves Airbus A400M Atlas e JAS39 Gripen respectivamente. O objetivo foi a certificação para Reabastecimento em Voo (REVO) entre as aeronaves.
A CZAF opera uma frota de 14 caças Saab JAS39 Gripen arrendados até 2027, diretamente do fabricante sueco, e operados pelo 211º Esquadrão Tático da CZAF. Eles garantem que a República Tcheca mantenha sua posição junto à OTAN, para colaborar com a proteção do espaço aéreo Aliado. Com isto, em missões no exterior, os caças da CZAF precisam do apoio REVO de aviões-tanque de outros países membros da Aliança.
Para manter as suas certificações em dia, os pilotos tchecos precisam realizar pelo menos um “contato molhado” (reabastecimento com transferência de combustível) a cada seis meses, com uma aeronave reabastecedora.
Normalmente os pilotos de caça da República Tcheca, utilizam os serviços dos Boeing KC-135 USAF e Armée de l’Air et de l’Espace Francesa, dos KC-767 da Aeronáutica Militare Italiana, dos KC-130 da Força Aérea Sueca e dos antigos A310 MRTT da Luftwaffe. Agora estão oficialmente qualificados para “REVOAR” com os A400M alemães.
O primeiro REVO entre o Gripen tcheco e o A400M da Luftwaffe ocorreu em 28 de abril, na região de Chemnitz, Alemanha. Usando o indicativo rádio “CEF317”, o Gripen D realizou o reabastecimento com o A400M, matrícula 54+15, que havia decolado de Wunstorf. O REVO ocorreu no nível de voo FL 160 (16 mil pés / 4.900 metros), e foi acompanhado por um Tornado IDS da Luftwaffe. Durante 40 minutos, o piloto tcheco realizou vários contatos nas duas mangueiras disponíveis do A400M.
O processo de certificação do caça da Saab e o A400M foi iniciado em setembro de 2021, com uma campanha REVO entre Gripens da Força Aérea Sueca (SwAF) e o avião-tanque da Luftwaffe, matrícula 54+27. Os voos foram realizados na região norte da Suécia e serviram para comparar o padrão de voo com JAS39 suecos.
Depois de sete missões REVO, em diversas configurações, diurno e noturno, os dados foram coletados pela Saab e repassados para a Administração de Armamento Sueca (FMV), que emitiu uma especificação detalhada sobre o procedimento de reabastecimento em voo entre o Gripen e o A400M. Os tchecos agora são os primeiros usuários do Gripen, fora da Suécia, a completar o REVO com essas especificações.
Fonte: CZAF
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO