Primeiro reabastecimento em voo com drone da Marinha dos EUA. O Programa MQ-25 Marinha dos Estados Unidos (USN – U.S. Navy), realizou com sucesso as primeiras operações de reabastecimento em voo entre uma aeronave receptora tripulada e uma aeronave reabastecedora não tripulada (UAV). Os testes aconteceram em 4 de junho, na região do Aeroporto MidAmerica, em Mascoutah, Illinois.
Segundo o comunicado da Naval Air Systems Command (NAVAIR), os voos serviram para comprovar a capacidade do MQ-25 Stingray, de cumprir a missão de reabastecimento em voo, usando o método probe-and-drogue, padrão das aeronaves da USN.
“Este voo estabelece a base para a integração do Stingray, permitindo uma maior capacidade em relação aos conceitos de equipes tripuladas e não tripuladas. O MQ-25 aumentará o alcance e a resistência das nossas Carrier Air Wing (Alas de Combate Aéreo) embarcadas nos nossos porta-aviões atuais e futuros”, disse o Contra-Almirante Brian Corey, que supervisiona o Program Executive Office for Unmanned Aviation and Strike Weapons.
O voo envolveu um F/A-18E Super Hornet da USN, que foi reabastecido pelo Boeing MQ-25 Stingray, registro civil N234MQ (c/n T1), que na fase de aproximação entre as aeronaves (pré-contato), foram realizadas as avaliações da operação em formação, esteiras de turbulências e arrasto do drogue. Após essas verificações, o piloto do Super Hornet procedeu com o “contato-molhado”, conectando a sonda receptora fo F/A-18E no drogue (cesto) do Stingray, que transferiu com sucesso o combustível através do pod ARS (Aerial Refueling Store) Cobhan 31-300 Series Buddy Store.
“A aeronave não tripulada irá liberar os nossos caças da função de reabastecedor, e fornece ao Carrier Air Wing maior alcance, flexibilidade e capacidade. Ver o MQ-25 cumprindo sua tarefa principal hoje, ou seja, abastecer um F/A-18, é um momento significativo para a Marinha e mostra um progresso concreto em direção à realização das capacidades do MQ-25 para a frota”, disse o Capitão Chad Reed, Gerente do Programa Navy’s Unmanned Carrier Aviation program office (PMA-268).
Os testes serviram para coleta de importantes dados sobre a interação entre as aeronave. A equipe analisará os dados para determinar se ajustes serão necessários, e eventuais atualizações de software, sem impactar no cronograma do programa. Durante os próximos meses, serão realizados novos voos que servirão para expandir o envelope operacional do MQ-25, testes de motor e operações embarcadas em porta-aviões.
A USN encomendou sete MQ-25, com entregas prevista até agosto de 2024. As primeiras quatro aeronaves do chamado projeto Engineering Development Model (EDM) foram encomendadas em um contrato de US$ 805 milhões concedido em agosto de 2018, quando o projeto da Boeing foi selecionado como vencedor da competição CBARS (Carrier-Based Aerial Refueling System). A USN planeja adquirir até 70 Stingray que devem inicialmente equipar o Unmanned Carrier Launched Multi-Role Squadron 10 (VUQ-10), o primeiro esquadrão da Marinha dos Estados Unidos equipado com aeronaves não tripuladas. o MQ-25 será o novo vetor de reabastecimento em voo da frota, substituindo os F/A-18 Super Hornet, que assim ficarão voltado para sua missão fim.
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