

Primeiro Rafale da Indonésia. A Força Aérea da Indonésia (TNI AU) divulgou imagens do primeiro Dassault Rafale, ainda na linha de montagem na França, mas já ostentando suas marcas. A aeronave, um Rafale B de dois lugares, matrícula T-0301, é o primeiro de 42 caças franceses encomendados pela Indonésia em 2022.
As fotos foram feitas nas instalações da Dassault Aviation, em Mérignac, França, onde o primeiro grupo de 16 militares da TNI AU — quatro pilotos e 12 técnicos — atualmente realiza treinamento. Eles compõem o quadro inicial de tripulantes e especialistas em manutenção que receberão os primeiros Rafale da Indonésia.

A encomenda total envolve 30 Rafale A (monoposto) e 12 Rafale B (biposto), todos no padrão F4. As entregas ocorrerão em três fases, com um lote inicial de seis aeronaves, seguido por mais duas entregas de 18 cada. As entregas estão programadas para começar em 2026, após a conclusão do ciclo de treinamentos.

Em Mérignac, os técnicos indonésios recebem treinamento geral e especializado, teórico e prático, além de atuar em esquadrões operacionais da Força Aérea Francesa. Os pilotos estão finalizando a parte teórica de sistemas e procedimentos operacionais dos Rafale. No próximo dia 20 de agosto eles seguirão para a Base Aérea de Saint-Dizier, onde iniciarão a fase de simulador e os treinamentos em voos que ocorrerão até dezembro deste ano.

O programa Rafale é a mais importante etapa da modernização da primeira linha de defesa aérea da Indonésia. O caça multifuncional francês é capaz de realizar missões de superioridade aérea, ataque ao solo, reconhecimento e dissuasão nuclear. O padrão F4 incorpora sensores atualizados, datalink aprimorado, integração de novos armamentos e recursos avançados de conectividade, projetados para atender operações de alta intensidade.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO