O primeiro Dassault Rafale B da Força Aérea da Croácia (CAF), foi fotografado ontem (14/09), enquanto pousava na Base Aérea de Saint-Dizier (BA113), nordeste da França. O caça é o primeiro de dois biplaces que deverão ser usados no treinamento de pilotos croatas na BA113.
A aeronave, matrícula militar croata 171, foi fotografada por Jochem Manders da Gilze-Rijen Aviation Societyé. Ele já ostenta a camuflagem padrão da Força Aérea Croata, incluindo todas as marcas.
Em 28 de maio de 2021, o governo da Croácia anunciou o seu maior investimento em defesa desde sua independência da Iugoslávia na década de 1990. Foram investidos aproximadamente €999 milhões na compra de um lote de caças Rafale desativados pela Força Aérea e Espacial Francesa, com o objetivo de renovar a frota da Força Aérea Croata, atualmente baseada em antigos jatos da era soviética MiG-21 GFishbed.
Em novembro de 2021, representantes dos governos da Croácia e da França assinaram um contrato envolvendo a aquisição de doze caças Dassault Rafale FR3, sendo dez modelos monoplaces (Rafale A) e dois biplaces (Rafale B). O acordo prevê ainda o fornecimento de treinamento, pacote básico de armamentos, suporte logístico e peças de reposição por três anos. As aeronaves deverão ser entregues em 2024.
@FFO