Airbus apresenta avanços no primeiro protótipo do drone espanhol SiRTAP. A Airbus recentemente divulgou imagens atualizadas do primeiro protótipo do seu novo drone SiRTAP (Sistema RPAS Tático de Alta Performance). Dois protótipos serão produzidos na linha de montagem final de Getafe, situada nos arredores de Madri, Espanha.
A conclusão da montagem do primeiro protótipo está programada para a primavera (hemisfério norte) de 2025. Após isso o SiRTAP iniciará os testes em solo, prosseguindo gradualmente para a campanha de testes em voo, prevista para iniciar antes do final de 2025.
Em julho de 2023, o Conselho de Ministros da Espanha autorizou um contrato para a aquisição de 27 SiRTAP, avaliados em cerca de €595 milhões. Inicialmente a Airbus entregará nove sistemas (três drones e uma estação de controle de solo) para cada uma das Forças (Exército, Marinha e Aeronáutica). Além das aeronaves, serão entregues dois simuladores, treinamentos e suporte logístico.
O SiRTAP é um projeto da Divisão de Defesa e Espaço da Airbus, desenvolvido sob os requisitos das Forças Armadas espanholas. Com 7,3 metros de comprimento, 12 metros de envergadura e 2,2 metros de altura, o drone pesa 750 quilos e foi projetado para missões de inteligência, reconhecimento e vigilância (ISR). Poderá transportar uma carga útil de 150 kg e terá capacidade para operar continuamente por mais de 20 horas a uma altitude máxima de 21 mil pés.
A versão inicial incorporará uma cúpula eletro-óptica e infravermelha (EO/IR) na parte frontal inferior, bem como um radar de abertura sintética (SAR), permitindo operar mesmo sob baixa visibilidade devido às condições meteorológicas.
@FFO