O primeiro Pilatus PC-21 para o Ejército del Aire (EdA, Força Aérea Espanhola) foi visto sendo montado na fábrica da Pilatus, em Stans na Suíça neste mês de outubro. A aeronave, designada E.27-01, com código de unidade 792-01 e matriculada 10239 (c/n 314 ) foi totalmente pintada com as marcações brilhantes da unidade de treinamento EdA Escuela Elemental (792 Esc.) Com base em La Academia General del Aire (AGA) em Murcia/San Javier.
Em 26 de novembro de 2019, a Espanha confirmou a adquisição de 24 aeronaves de treinamento turboélice Pilatus PC-21 por US$ 204 milhões para substituir seus treinadores Casa C101EB Aviojet. Com o pedido, a fabricante suíça Pilatus venceu o Beechcraft T-6A Texan II e o Embraer EMB-314 Super Tucano. O PC-21 substituirá não só os C101EB no treinamento básico, mas também o Enaer T-35C Pillán da 791 Esc, no treinamento de voo elementar.
O PC-21 também irá substitir o C101B na 794 Esc ou a Patrulla Águila, o time de demonstração área do Ejército del Aire, que emprega p Aviojet desde 1992 e hoje acumula mais de 25 mil horas de voo com eles. Assim como as 791 Esc e 792 Esc a 794 Esc está localizada na base de Murcia/San Javier.
Os primeiros Aviojets serão gradualmente retirados de serviço a partir de setembro de 2021, com a última aeronave desativada em 2027. Com este planejamento, o Ejército del Aire deve iniciar a formação dos novos pilotos no PC-21 no biênio 2021-22. Para permitir o treinamento dos primeiros oito instrutores, os primeiros seis PC-21s e um simulador devem ser entregues até março de 2021.
O site El Radar publicou um vídeo onde mostra a montagem, na Suíça, do primeiro PC-21 do Ejército del Aire.
@CAS