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Primeiro P-8A Poseidon da Noruega sai do hangar de pintura da Boeing

9 de julho de 2021

First Norwegian P8 Paint Rollout

O primeiro Poseidon da Noruega, RNAF 9582, recebeu o nome de batismo “Vingtor” (Foto: Boeing).

Primeiro P-8A Poseidon da Noruega sai do hangar de pintura da Boeing. A primeira aeronave P-8A Poseidon da Luftforsvaret, ou Real Força Aérea Norueguesa (RNAF), saiu hoje do hangar de pintura da unidade da Boeing em Renton, Washington. A Noruega é uma das oito nações que adquiriram o P-8A como sua nova aeronave multimissão de patrulha marítima (MPA).

Recentemente, a RNAF revelou os nomes de batismo dos seus cinco aviões P-8A Poseidon: Vingtor, Viking, Ulabrand, Hugin e Munin. Esses nomes são inspirados na mitologia nórdica e continuam uma tradição de quase 80 anos, que iniciou quando os nomes Vingtor, Viking e Ulabrand foram usados ​​nas aeronaves de patrulha marítima PBY-5 Catalina da Noruega em 1942. Desde então, outras aeronaves de patrulha marítima operadas pela RNAF carregam esses nomes, incluindo os atuais frota P-3 Orion, que serão substituídos pelos novos P-8A Poseidon.

Primeiro P-8A Poseidon da Noruega sai do hangar de pintura da Boeing (Fotos: Boeing).

O primeiro P-8A da Noruega, o 9582 “Vingtor”, agora retornará ao chão de fábrica para ser preparada para os voos de testes, que deverão iniciar no final deste mês. Após esta primeira fase de testes, serão instalados os sistemas de missão na aeronave.

Em 29 de março de 2017, o Governo da Noruega assinou um contrato com a Boeing, no valor de US $ 1,2 bilhão, para a aquisição de cinco novos Poseidon, que irão substituir atual frota MPA da RoNAF, composta por seis antigos Lockheed Martin P-3C Orion, e três aeronaves de vigilância Dassault DA-20 Falcon. A previsão é que todos os P-8A sejam entregues entre 2022 e 2023.

A OTAN aguarda a entrada em serviço dos novos jatos MPA noruegueses, que em conjunto com as aeronaves da Royal Air Force, irão compor a frota de vigilância e patrulha no Atlântico Norte, principalmente na região conhecida como “GIUK”, que compreende a Groenlândia, Islândia e Reino Unido, em contrapartida ao aumento da atividade marítima russa.

@FFO

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