

Primeiro P-8A Poseidon da Marineflieger chegou na Alemanha. Chegou na Alemanha na tarde desta sexta-feira (07), o primeiro de oito Boeing P-8A Poseidon encomendados pelo Comando de Aviação da Marinha Alemã (Marineflieger).
O Poseidon, matrícula 63+01, decolou da Boeing, em Seattle, nos EUA, ontem (06) com destino à Keflavik, na Islândia, primeira escala técnica no voo de translado. Na madrugada de hoje ele seguiu viagem para Berlim-Schönefeld, na Alemanha, onde foi apresentado para as autoridades. No final da tarde o P-8A chegou na sua nova base em Nordholz.
O 63+01 é o primeira de oito P-8A Poseidons encomendados pelo governo da Alemanha com o objetivo de substituir a envelhecida frota de quadrimotores P-3C Orion da Marineflieger, modernizando e reforçando a sua capacidade nacional de vigilância e guerra marítima de superfície e antissubmarino. Mais dois Poseidons da Marineflieger, matrículas 63+02 e 63+03, estão em fase final de produção da Boeing, com pelo menos um já tendo realizado seu primeiro voo.
Em junho de 2021 a Alemanha aprovou a compra de cinco aeronaves de patrulha marítima Poseidon, além de suporte e equipamentos relacionados. Com o início da guerra russa na Ucrânia em 2022 e o aumento da tensão militar na Europa, em 2023 o governo alemão aprovou um aumento no orçamento nacional de defesa e com ele a aquisição de mais três P-8A Poseidon adicionais.
Com datalinks de alta capacidade, avançados sensores, moderno sistema de missão de arquitetura aberta e alcance estendido — ampliado ainda mais por meio de reabastecimento em voo — tornam o P-8A ideal para guerra antissubmarino, vigilância de superfície e missões de busca e salvamento. Os P-8A da Alemanha se integrarão perfeitamente à rede de vigilância marítima da OTAN.
A chegada do P-8A marca a fase final de operação dos dois últimos Lockheed P-3C Orion em serviço (60+03 e 60+04). Ambos serão transferidos para Portugal, onde serão reunidos a outros quatro entregues em 2024. Após cerca de 20 anos de serviço, a Marinha Alemã se despede do confiável quadrimotor a hélices.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO