Primeiro P-8 Poseidon nas cores da Marinha sul-coreana. O primeiro Boeing P-8A Poseidon da Marinha da República da Coreia do Sul (ROKN – Republic Of Korea Navy) foi visto hoje (03/02), no pátio da Boeing no Aeroporto Municipal de Renton (RNT/KRNT), EUA.
A aeronave ostenta a pintura militar completa, a matrícula de testes provisória N771DS (c/n 66448), a futura matrícula ROKN 230921, e o símbolo do 61 Grupo Aéreo de Patrulha, sediado na Base Naval de Jeju.
Em 2018, o governo da Coreia do Sul assinou um contrato com a Boeing de US$ 1,71 bilhão, para a aquisição de um número não divulgado de aeronaves de patrulha marítima P-8 Poseidon, que poderão receber a designação militar sul-coreana P-8K.
A Agência de Aquisição de Defesa Sul-coreana DAPA (Defense Acquisition Program Administration) adquiriu as aeronaves através do Programa de Vendas militares (FMS) do governo dos EUA. A Coreia do Sul necessita reequipar a sua frota de aeronaves de patrulha marítima (MPA) e guerra antissubmarino (ASW), a fim de responder as atuais ameaças dos mísseis balísticos que a sua vizinha Coreia do Norte está desenvolvendo.
Atualmente a Marinha da Coreia do Sul utiliza para as suas operações MPA/ASW uma envelhecida frota de antigos Lockheed Martin P-3 Orion.
@FFO