Primeiro MQ-9B Protector chega ao Reino Unido. O primeiro Unmanned Aerial Vehicle (UAV) General Atomics Protetor RG Mk1 da Royal Air Force (RAF) — PR009, chegou à RAF Waddington no final de setembro para iniciar os testes operacionais.
Em um comunicado de 23 de outubro, o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD), confirmou a chegada do primeiro de uma frota planejada de 16 fortes Protector RG Mk1, uma versão customizada para o Reino Unido do MQ-9B.
O drone chegou à RAF Waddington em 30 de setembro a borde de um AN-124-100M desmontado, sendo após montado pela RAF e pelo pessoal contratado no início de outubro via GA-ASI. A chega marca o início dos testes de solo, conexão de links de satélite, procedimentos de táxi, bem como testes de decolagem e pouso.
Equipada com um conjunto de equipamentos de vigilância, a aeronave Protector trará “uma capacidade crítica de vigilância global para o Reino Unido, ao mesmo tempo que é pilotada remotamente pela RAF Waddington”, afirmou o Ministério da Defesa do Reino Unido.
O programa está atrasado para atingir o IOC (Capacidade Operacional Inicial) e mais de £500 milhões acima do orçamento original de £1,24 bilhões. Em março de 2023, a atual projeção de custo total excedeu £1,76 bilhões, composta por uma diferença de 325 milhões de libras em custos de aquisição e cerca de £190 milhões em custos ao longo da vida.
Conforme o planejamento atual, o Protector deverá entrar em serviço na RAF no final de 2024, com a IOC em 2025, atribuída à “integração de software no contratante principal e aos desafios de infraestrutura na RAF Waddington”. Além disso, o prazo para retirada do serviço do Protector ubu de 2035 para 2040.
Tal como acontece com a atual frota de drones MQ-9A Reaper da RAF, sendo o antecessor do MQ-9B, é provável que a aeronave também seja usada para realizar tarefas mais tradicionais de inteligência militar, vigilância e reconhecimento, bem como operações de ataque ao solo usando munições como o míssil AGM-114 Hellfire.
A aeronave destinada ao recém-reformado Esquadrão 31. O Ministério da Defesa afirmou que o Esquadrão 31, que anteriormente operava o Tornado GR4, irá operar e manter a aeronave na RAF Waddington.
Um diferencial importante do Protector em comparação com os Reapers atuais da RAF é a capacidade do tipo de operar no espaço aéreo comercial, permitindo uma área de operações muito maior, devido à tecnologia integrada de detectar e evitar.
@CAS