Primeiro MH-60R Seahawk para a Marinha da Grécia. O Comando de Aéreo da Marinha Helênica (DAN – Diikissi Aeroporias Naftikou) deve receber em breve o primeiro de três helicópteros MH-60R Seahawk., que originalmente eram destinados para a Marinha dos Estados Unidos, mas que foram redirecionados para a Grécia, através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS).
Uma imagem da nova aeronave da Marinha Grega, matrícula PN-75, foi divulgada em 10 de dezembro, nas redes sociais do Comando de Aviação da Marinha dos EUA (NAVAIR – Naval Air Systems Command).
Em julho de 2019, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de sete helicópteros MH-60R para a Marinha Helênica, por um aproximado de US$ 600 milhões, incluindo peças sobressalentes, armamentos, treinamentos e suporte técnico. Em 26 de outubro de 2020, o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) aprovou o redirecionamento de três aeronaves destinadas à US Navy para cobrir às necessidades urgentes da Marinha Helênica. Em julho de 2021, o NAVAIR concedeu à Lockheed Martin uma modificação contratual no valor de US$ 129 milhões, autorizando a produção e entrega de três MH-60R Seahawk para reabastecer o estoque da Marinha Americana.
Os modernos Sikorsky MH-60R ampliarão as capacidades da Marinha Helênica, substituindo a envelhecida frota de AgustaBell 212ASW. Os novos Seahawks estão equipados com Multi-Spectral Targeting Systems AN/AAS-44C (V); GPS Integrado com Sistemas de Navegação Inercial Seletivo e dispositivos Anti-Spoofing (SAASM); Óculos de Visão Noturna AN/AVS-9; e sonobóias de 1.000 pés AN/SSQ-36/53/62.
Entre os armamentos que compõem a lista operacional do MH-60R estão foguetes guiados BAE Systems Advanced Precision Kill Weapons System (APKWS); torpedos Mk54; metralhadoras M240 e GAU-21. A Grécia encomendou apenas mísseis de treinamento Lockheed Martin AGM-114 M36-E9 Hellfire, e até o momento os artefatos reais não foram adquiridos.
@FFO