

Primeiro MC-55A Peregrine é entregue à RAAF. Em 22 de janeiro de 2026, a primeira aeronave MC-55A Peregrine da Austrália chegou à Base Aérea da RAAF em Edinburgh, na Austrália Meridional, sua futura base de operações.
Na entrega, o MC-55A ainda ostentava sua matrícula de teste civil, N584GA, mas já estava pintado com a pintura completa da Força Aérea Real Australiana (RAAF) para o 10 Sqn. Espera-se que a aeronave receba seu número de série militar australiano oficial em breve. O futuro número de série provável é A51-003.
O programa MC-55A Peregrine foi anunciado em março de 2019, quando o então Ministro da Defesa, Christopher Pyne, e a Ministra da Indústria de Defesa, Linda Reynolds, confirmaram a aquisição de quatro aeronaves Gulfstream G550 modificadas, no valor de US$ 1,6 bilhão, no âmbito do Projeto AIR 555. O MC-55A proporciona à Austrália uma nova capacidade de guerra eletrônica e inteligência aerotransportada.
Na época, o Ministro Pyne descreveu o Peregrine como um elemento-chave da futura rede conjunta de combate da Austrália. A aeronave atuará como um elo crucial entre plataformas como o F-35A Lightning II, o E-7A Wedgetail, o EA-18G Growler, os navios de combate de superfície e anfíbios da Marinha Real Australiana, bem como as forças terrestres.
Além da Base Aérea da RAAF em Edimburgo, instalações de apoio dedicadas ao MC-55A serão estabelecidas na Base Aérea da RAAF em Darwin, no Território do Norte, na Base Aérea da RAAF em Townsville, em Queensland, e nas Ilhas Cocos (Keeling), garantindo ampla cobertura regional e flexibilidade operacional.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS