

Primeiro M-346 da Força Aérea da Nigéria. O primeiro Leonardo M-346 Fighter Ground Attack (FGA) da Nigéria foi visto realizando voos de teste no Aeroporto de Varese-Venegono, na Itália neste mês de novembro.
Após a entrega, a Nigéria se tornará o oitavo país a operar o M-346 FA, juntando-se a Israel, Itália, Polônia, Singapura, Grécia, Catar e Turcomenistão. Conforme a informação, pelo menos três jatos M-346 FGA serão entregues em 2025, enquanto as entregas dos 21 restantes continuarão ao longo de 2026/27. Eles serão inicialmente entregues ao 403 Flying Training School sediado na Base Aérea de Kano/Mallam Aminu (DNKN).
O M-346FA, uma variante de treinamento de combate do M-346 Master da Leonardo. O governo da Nigéria adquiriu da fabricante italiana Leonardo, 24 jatos de ataque M-346 Fighter Ground Attack (FGA). As novas aeronaves serão incorporadas pela Força Aérea Nigeriana (NAF) como parte do processo de modernização da frota.

Em um dos voo de teste, o jato carregava dois mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder, dois tanques de combustível externos e um pod de designação/navegação Rafael Litening III. Ela ainda estava sem a camuflagem da NAF, viando somente em uma pintura primer.
Em comparação com a versão puramente de treinamento, o M-346FA adiciona um radar AESA, além de um sistema de controle de tiro, guerra eletrônica, data-link e possui sete pontos duros. Essas características permitem que ele utilize uma ampla gama de munições ar-solo ocidentais. A versão M-346 FGA é supersônica, conseguindo voar até 1480 km/ h com cargas subalares.

Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS