Primeiro lote de F-16AM/BM da UAF chega à Ucrânia. O primeiro lote de caças F-16AM/BM da Ukraine Air Force (UAF) fornecidos pela OTAN chegou à Ucrânia, nesta quarta-feira, 31/07, segundo a Bloomberg, que citou fontes ligadas a governo ucraniano.
De acordo com fontes citadas pela agência de notícias, os aliados planejaram inicialmente entregar o primeiro lote de F-16 à Ucrânia até o final de julho, e esse prazo foi cumprido. No entanto, fontes da Bloomberg acrescentaram que o número de aeronaves entregues é pequeno, inicialmente quatro F-16. A transferência das aeronaves, ainda fora do solo ucraniano, já havia sido iniciada em julho, como noticiamos aqui.
Na semana de 17 de julho, a mídia russa afirmou que recentemente quatro caças F-16 transferidos do ocidente para a Força Aérea Ucraniana (UAF) teriam sido avistados em voos de treinamentos na região de Odessa, no sul da Ucrânia. A informação foi publicado pelo canal russo NTV, citando vários meios de comunicação locais.
As fontes esclareceram que ainda não está claro se os pilotos ucranianos, que treinaram nos F-16 nos últimos meses, poderão usar os caças entregues imediatamente ou se o processo levará mais tempo. O que se sabe é que não estariam prontos para o combate imediato.
A Bloomberg relata que a secretária de imprensa do Ministério da Defesa da Ucrânia, Diana Davitian, se recusou a comentar essa informação oficialmente. Em 10 de julho, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que o primeiro lote de caças F-16 seria entregue à Ucrânia no verão.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, alertou os Estados Unidos e seus aliados da OTAN que Moscou via a presença de caças F-16 como uma ameaça nuclear. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enfatizou que mesmo que os países ocidentais forneçam caças F-16 à Ucrânia, eles não terão o poder de alterar a situação no campo de batalha. Ele alertou que se esses caças forem enviados de territórios de terceiros países, eles serão considerados alvos legítimos para as forças russas. O presidente afirmou ainda que além dos F-16, outros equipamentos ocidentais entregues a Kiev, seriam destruídos.
Os F-16 enviados à Ucrânia, com anuência dos EUA, serão baseados diretamente em solo ucraniano. A Informação é de Jake Sullivan, Conselheiro de Segurança Nacional do Presidente dos EUA. “O plano é enviar os F-16 para a Ucrânia”, disse Sullivan em entrevista à PBS em julho. Os EUA tem o end user, e isto poderá pesar de onde e quando os F-16 serão sediados. A ideia é evitar problemas a OTAN. A notícia contradiz a intenção da Defesa Ucraniana que quer manter alguns F-16 estocados fora do seu território.
A Ucrânia receberá um total de 85 caças F-16 usados, doados pela Holanda, Bélgica, Dinamarca e Noruega. A maioria deles pertence à versão F-16AM/BM Block 15, que foram melhorados com itens do Block 70/72. Estas aeronaves fazem parte do pacote de apoio da NATO a Kiev, que também inclui formação para pilotos ucranianos, definida em agosto de 2023. A Grécia também manifestou interesse de doar mais 32 caças F-16C/D, desta vez do Block 30.
@CAS