• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Primeiro Leonardo M-346FA para a Força Aérea do Turcomenistão

2 de junho de 2021
Primeiro Leonardo M-346FA para a Força Aérea do Turcomenistão (Foto: Oscar Bernardi, via Twitter).

Primeiro Leonardo M-346FA para a Força Aérea do Turcomenistão. Em 28 de maio, foi visto no Aeroporto de Venegono (IATA: QVA / ICAO: LILN), noroeste da Itália, um Leonardo M-346FA (Fighter Attack) ostentando um esquema de pintura camuflada em três tons de azul, semelhante aos MiG-29 do Turcomenistão e Azerbaijão. Sem nenhuma identificação externa e confirmação oficial, possivelmente o jato, prefixo de teste CSX55263, será o primeiro destinado para a Força Aérea do Turcomenistão (TAF).

No últimos anos, a Leonardo negociou as suas aeronaves de ataque leve e treinamento avançado com o Turcomenistão, cujas conversas evoluíram para um pedido firme, enquanto o Azerbaijão apenas assinou uma Carta de Intenções em fevereiro de 2020.

Em 2018 a Leonardo demonstrou o M-346 e o C-27J Spartan para o presidente do Turcomenistão, Gurbanguly Berdimuhamedov, e demais autoridades, na Base Aérea Mary-2. Além disto, a empresa italiana manteve as aeronaves para uma campanha de testes e avaliações pelos militares da TAF.

Em 2019, o governo do Turcomenistão assinou um contrato com a Leonardo, no valor de €446 milhões, incluindo um lotes de dois M-346FA, quatro M-346FT (Fighter Trainer), além de oito helicópteros multifuncionais AW139.

Até o momento, a Leonardo já entregou 72 aeronaves M-346FA/FT para a Aeronáutica Militare Italiana (22), Força Aérea de Cingapura (12), Força Aérea de Israel (30) e Força Aérea da Polônia (08). A carteira de pedidos ainda inclui oito aeronaves adicionais para a Polônia, quatro para o Catar, além dos seis para o Turcomenistão, e entre 10 à 15 jatos para o Azerbaijão.

Além disso, em abril deste ano, a Elbit Systems obteve um contrato para o estabelecimento do Centro Internacional de Treinamento de Voo para a Força Aérea Helênica, que incluirá o fornecimento e operação de dez jatos M-346 LIFT por um período de vinte anos.

Apesar das informações escassas, a Força Aérea do Turcomenistão tem uma frota baseada em aeronaves herdadas da extinta União Soviética. A aviação de combate está baseada em aeronaves de caça e ataque Su-25 e Mig-29, com situação operacional e quantidades desconhecidas. Além dessas, teria uma frota de aeronaves de treinamento L-39, helicópteros Mi-8, Mi-17, Mi-24 e um AW101 para transporte VIP, além das aeronaves de transporte An-24, An-26 e An-74. Recentemente a Embraer entregou dois EMB-314 Super Tucano para a TAF.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login